CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Cosmorama”: Beautify Junkyards lançam nova viagem ao onírico

19 Janeiro, 2021 - 17:57

Saiu dia 15 de janeiro pela Ghost Box e é o quarto álbum da banda sediada em Lisboa.

Depois de “The Invisible World of Beautify Junkyards” em 2018, a banda está de volta aos lançamentos com “Cosmorama”. Descrito pela Glory Box como “uma aventura nos trópicos tingidos pelo psicadelismo do dream pop”, este disco pauta a estreia da cantora Martinez, que recentemente se juntou à banda. De entre as colaborações presentes nesta selva sónica, estão as vozes de Nina Miranda dos Smoke City e Alison Bryce dos Lake Ruth, além da harpa de Eduardo Raon, conhecido por integrar os projetos Hipnótica, Bypass e Power Trio.

“Profundamente influenciado pelas tradições vocais portuguesas e brasileiras”, ouvem-se neste álbum “finas camadas de vocais femininas e masculinas, que balançam contra um pano de fundo de musicalidade acústica magistral e uma percussão eletrónica complexa e assombrada”. São 11 as faixas que erguem este universo alucinante, gravado e misturado por Artur David, engenheiro de som que leva no currículo colaborações com Mão Morta, Buraka Som Sistema e Dino D’Santiago.

O nome Cosmorama vem de uma galeria de maravilhas assim batizada, inserida no tempo victoriano da cidade de Londres, segundo a banda revelou ao Ípsilon. Quem se adentrava nessa casa, mergulhava em sítios longínquos através de um mecanismo formado por lentes e espelhos. Nas paredes, reproduziam-se monumentos colossais, paisagens distintas ou até animais bravios.

Na bagagem, a banda traz também “Beautify Junkyards”, de 2013, e “The Beast Shouted Love”, de 2015. Nestes trópicos feitos sónicos, residem João Kyron (voz e teclados), João Moreira (guitarra e teclas), Serge Ra (baixo), António Watts (bateria e percussão), Helena Espvall (violoncelo, flauta e guitarra) e a vocalista Martinez, que veio substituir Rita Vian após esta ingressar numa carreira a solo.

Disponível em vinil de 12″ ou CD, também podes encontrar esta nova travessia nas habituais plataformas de streaming. A acompanhar o lançamento, surge o single Reverie, visualmente interpretado em parceria com a Season of the Witch Art. Com produção da Maus da Fita, o videoclip já está à tua espera no YouTube.


relacionados

Deixa um comentário







t

o

p