CATEGORIA
Notícias

Venda de disco de Scaramanga Silk bate recorde no Discogs

12 Fevereiro, 2021 - 14:39

“Choose Your Weapon” passou o preço de “Black Album”, de Prince, que fora vendido por mais de 20 mil euros em 2018.

2020 foi um ano insólito em todos os aspetos, desde a música até à forma como socializamos, e até no Discogs se comprova que esse ano acabou de forma invulgar. Em dezembro foi vendida uma cópia de “Choose Your Weapon”, de Scaramanga Silk, um 12 polegadas single-side, por mais de 40 mil dólares (mais de 33 mil euros), tornando-se na a venda mais cara de sempre na plataforma.

Como refere o The Guardian, o lançamento estava categorizado por termos como “mega rare collectible” e “unplayed”, e incluía também um CD, uma impressão artística e um poema em acetato.

O produtor, claro está, não teve qualquer tipo de lucro e está perplexo com esta venda, afirmando que não acredita que qualquer disco seja valorizado por este preço. À BBC, refere que “tentou saber mais”, mas o Discogs não dá informações sobre o comprador e o vendedor, “por isso é um bocado frustrante”. “Só consigo especular que não é justo”, disse ainda o britânico.

Numa declaração do Discogs, pode ler-se que “o lançamento chamou a atenção dos coleccionadores pouco depois de ser vendido no eBay por $654. Como esse preço disparou para mais de $40.000 continua a ser um mistério”.

“Choose Your Weapon”, que não está disponível em versão digital, “é uma combinação de elementos de breakbeat, eletro e uk rave” e foi influenciada por artistas como The Prodigy, Drexciya, Dj Hell e Dopplereffekt. Lançado em 2008, este disco conta apenas com 20 cópias, sendo que a vendida estava numerada como a segunda, e surgiu como “uma resposta em relação aos problemas de crime com facas e armas. [Por essa altura,] os media pareciam mais focados em acusar do que arranjar uma solução”, contou o produtor à BBC.

Não é a primeira, nem será a última vez, que se vendem discos a estes preços. “Love Me Do”, dos The Beatles, foi vendido por mais de 15 mil dólares. Também uma cópia do “White Album”, numerado como “0000001”, segura o preço de disco mais caro vendido num leilão, em 2015, por $790,000. Outro caso foi “Once Upon a Time In Shaolin”, um álbum com apenas uma cópia dos Wu-Tang Clan, que foi vendido por 2 milhões de dólares em 2015.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p