CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Devagar e em sossego: Space Quartet lançam “Directions”

27 Abril, 2021 - 14:31

Rafael Toral e companhia têm um novo trabalho cá fora.

Dar espaço, criar espaço, deixar espaço: dar dois passos atrás, ter calma, encontrar sossego. É esta a ordem de Space Quartet, o projeto que reúne Rafael Toral a Hugo Antunes, Nuno Morão e Nuno Torres. “Qualquer coisa que acontece em espaço aberto, acontece de forma mais positiva”, pode ler-se nas notas de lançamento de “Directions”, o novo longa-duração do grupo lançado dia 19, com selo Clean Feed.

Engana-se quem pensa que o nome do quarteto é alguma referência ao jazz espacial de Sun Ra. “Está aqui a confirmação de que há muito mais do que isso em jogo, mesmo se muitas das alusões do enviado a Saturno forem também verdade”, esclarece a editora. Aqui, o espaço é “a valorização das pausas, dos interstícios, uma certa medida de expressão e narrativa, uma forma de criar transparências e, mais do que tudo, um retorno a uma dimensão humana, consciente do seu coração a palpitar”.

Toral, “impulsionado pelo artifício e a clareza do contrabaixo de Hugo Antunes, as baterias incisivas e além-fronteiras de Nuno Morão e a inteligência multi-linguagens do saxofonista Nuno Torres”, vê os seus feedbacks “inspirados por pioneiros do pensamento do ‘espaço’ como Bill Dixon e Miles Davis” e “moldados por uma galáxia de coisas”. Entre as estrelas e o vazio, flutuamos também pelo noise, o rock, o ambient e a eletrónica.

Desde 2006, Rafael Toral “brinca com instrumentos eletrónicos personalizados paradoxalmente inadequados para frases de jazz, tornando-os, contudo, um veículo para música tão liberta quanto concebivelmente possível”. Em novembro, editou “Jupiter and Beyond” ao lado de João Pais Filipe, sucessor de “Saturn”, de 2016. Em 2019, editou ainda “Constellation in Still Time”, a solo, e foi nesse mesmo ano que surgiu também “Under The Sun”, o primeiro lançamento da atual formação deste quarteto.

Space Quartet passam pelo Centro Cultural de Belém para apresentar “Directions” no dia 14. Depois, é a vez do gnration, em Braga, no dia 22.

“Está no ar que nos envolve e dentro de nós”: é o espaço que dita o caminho. E já podes pairar por lá a partir do Bandcamp.

Direitos de imagem reservados (fotografia retirada do site de Rafael Toral)

relacionados

2

  • Nuno Morão

    Reply
    3 Maio, 2021 - 11:37

    Bom dia.
    Podem, por favor, retirar o “u” de “Mourão” (na segunda linha do corpo do texto)?
    O apelido é “Morão”.

    Obrigado!

    • A Cabine

      Reply
      4 Maio, 2021 - 10:19

      Claro que sim, Nuno. Pedimos desculpa pelo lapso e obrigada pela rectificação!

      Com os melhores cumprimentos,
      A Cabine

Deixa um comentário







t

o

p