CATEGORIA
Notícias

Lisboa Soa transforma-se em livro e o lançamento é já neste domingo

18 Setembro, 2021 - 11:25

Festival vai ao Castelejo apresentar livro que viaja pelos cinco anos da iniciativa, num evento sonoro com direito a sessões de escuta e concerto único.

As cinco edições de Lisboa Soa, um festival de arte sonora itinerante e participativo que, anualmente, leva o público a (re)descobrir espaços icónicos da capital, através de experiências auditivas diversas, estão reunidas num livro com lançamento agendado para domingo 19, às 18h. O programa da iniciativa, a realizar na fortificação do Castelejo, no Castelo de S. Jorge, inclui ainda sessões de escuta de composições criadas a partir do arquivo do festival, e um concerto “único”, a cargo de Victor Gama e paL (Pedro Almeida), adianta a organização.

“Arte Sonora, Ecologia e Cultura Auditiva – Lisboa Soa 2016-2020” é o nome da obra que tem as instalações sonoras comissariadas e produzidas ao longo dos anos como foco “para, a partir deste universo de exploração e criação, provocar uma reflexão sobre os tempos que atravessamos e a forma como o som pode ajudar a despertar essa consciência coletiva que é urgente”. 

A obra, à venda nas livrarias Ler Devagar e Ferin, conta ainda com textos de Gustavo Costa, Joana Gomes Cardoso, José Sá Fernandes, Ivo Louro e Mikhail Karikis. Há também entrevistas a figuras como Akio Suzuki, Barry Truax, Chris Watson, Hildegard Westerkamp, Jacob Kirkegaard, Jason Kahn e Jez riley French para ler.

As sessões de escuta começam às 18h30 e são da responsabilidade dos artistas Ana Guedes, João Castro Pinto, Mestre André (O Morto) e Sara Pinheiro. Segue-se a atuação de Victor Gama e paL, às 19h30. A dupla vai “entrar em diálogo” com os sons registados desde a criação do festival, “remisturando-os, reinterpretando-os e adicionando outros significados”. O concerto irá levar os presentes numa viagem pela história do Lisboa Soa, com passagem por outros continentes e hemisférios.

Recorda que, apesar de livre, a entrada está limitada a dois bilhetes por pessoa. Os interessados devem levantá-los na bilheteira do Castelo, no próprio dia, até 15 minutos antes do início do evento.

@DR Facebook Lisboa Soa

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p