AUTOR

Ana Quintas

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Tempura e Edgar Valente antecipam projeto colaborativo com ‘Macelada’

22 Outubro, 2021 - 17:03

O single é a primeira amostra de BANDUA, dupla de Tempura e Edgar Valente que lança o álbum de estreia em janeiro do próximo ano.

Se outrora Bernardo D’Addario era mais conhecido pela sua ligação com o baixo, atualmente a história já é um pouco diferente, pois é desde 2018 que o músico e produtor luso-brasileiro se faz também ouvir dentro da música mais eletrónica com o pseudónimo Tempura. E foi dentro desses campos que se juntou a Edgar Valente para lançar Macelada, single que nasce do projeto que junta os dois artistas, BANDUA.

Macelada, também uma reinterpretação de um clássico da música tradicional portuguesa, surge não só através de uma inspiração pelas tradições pagãs e mouras, como também por rituais eletrónicos de artistas como Nicolas Jaar e Acid Pauli, conforme se pode ler nas notas de lançamento.

Assim, como é referido em comunicado, o que é pretendido no single é exteriorizar “a tradição e a cultura antiga do cancioneiro da região inserida nas pistas de dança do mundo moderno”, tendo como objetivo a criação de algo novo, sem nunca perder a essência da sua origem. É uma amostra de um projeto díspar entre os dois artistas, um projeto que se esbarra com o espírito da Beira Baixa.

A faixa apresenta assim um baixo profundo e dominante tocado por Tempura, uma atmosfera misteriosa criada a partir de pianos e guitarras e a voz assombrosa de Edgar Valente, “que canta do ponto de vista de uma mulher, enraizando ainda mais os músicos no espirito andrógino de BANDUA”.

Disponível desde 20 de outubro, o single de avanço pode ser encontrado no Bandcamp e Spotify. O álbum, com selo da label brasileira Frente Bolivarista, está agendado para janeiro de 2022.

Fotografia por Sara Mercier e João Alkmim

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p