AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Storm Factory: projeto de Rui Maia e Giulia Gallina lança primeiro disco

17 Março, 2022 - 15:41

“Storm Factory” está cá fora desde esta quinta-feira.

Foi lançado o disco de homónimo da nova dupla do português Rui Maia e da pianista italiana Giulia Gallina. O resultado é um trabalho sem “barreiras de estilo” no qual tanto se escuta piano quanto gravações de campo e muito mais.

O projeto nasceu da vontade de “desenvolver um novo caminho estético nascido da fusão das peças e composições neoclássicas e minimalistas de Giulia Gallina, com as explorações sonoras, ambientais e eletrónicas de Rui Maia”. “O intuito”, pode ler-se em comunicado, “era construir algo novo, uma simbiose estética que os dois músicos ainda não haviam explorado.”

À Lusa, citada pelo Sapo, Rui Maia explica que a ideia inicial era produzir o disco para a italiana, mas o músico português decidiu lançar o desafio de fazer “um disco a meias”: “Eu já tinha esta ideia de fazer algo que envolvesse o piano com eletrónica, a eletrónica mais ambiental e cinematográfica.”

Por um lado, conhecemos Maia de projetos como X-Wife ou Mirror People, bem como o trabalho a solo – afinal, ainda no ano passado pôs cá fora “Botany Department”, um dos nossos favoritos em 2021. A viver na capital portuguesa, a italiana Gallina é conhecida por integrar os The Loafing Heroes.

Com fotografia por Marcelo Batista e artwork por Hugo Santos, o disco está disponível nas mais variadas plataformas digitais e há também uma versão do trabalho em CD.

Fotografia por Hugo Santos

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p