CATEGORIA
Notícias

7777 の天使 e Luís Pestana selecionados para o último estágio da plataforma SHAPE+

8 Julho, 2022 - 9:46

Co-financiado pelo programa Creative Europe, SHAPE+ é um projeto assente na interdisciplinaridade artística e na sensibilização socioambiental.

A SHAPE+ quer “acolher talentos emergentes excecionais e conectá-los a comunidades e audiências locais através de residências colaborativas com múltiplos resultados artísticos”, segundo o site. Os portugueses 7777 の天使 e Luís Pestana estão entre os artistas a apoiar em 2022.

A seleção alberga projetos audiovisuais e artistas sonoros, bem como atos musicais que vão desde música de clube e media art vanguardista ao improviso e à música espacial. A nova fase da plataforma é marcada pelo “ênfase em residências e, onde possível, formas mais verdes de viajar”.

A SHAPE+ procede o projeto SHAPE que, entre 2015 e 2022, contactou com 336 artistas emergentes europeus e apresentou os seus trabalhos em festivais e eventos de inúmeros países, dentro e fora do continente. A nova plataforma começou em 2018, apoiada pela União Europeia e inicialmente organizada por 13 festivais de 13 países, incluindo o francês Les Siestes Electróniques e o polaco Unsound.

7777 の天使 é o nome que une Swan Palace e DRVGジラ. Estrearam-se com o EP “Ski Mask Angels” em 2019 e um ano depois lançavam “Bruised Grills Eternal Tears” pela berlinense Soul Feeder. Em 2021, editaram o primeiro longa-duração, intitulado “Seven Angels”. Passaram pelo festival Impulso em junho. Também por esse evento nas Caldas da Rainha passou Luís Pestana, ele que é conhecido por ter sido guitarrista dos LÖBO e pelo brilhante álbum que lançou a solo em 2020, “Rosa Pano”.

Entre os restantes nomes selecionados, como podes ver no site oficial, há ainda Aleksandra Słyż, Biliana Voutchkova, Perila, Passepartout Duo e muitos outros.

Com a duração de três anos, 2022 configura o último estágio do projeto SHAPE+. As atividades começam já dia 15 e o período de trabalho estende-se até 14 de julho de 2023.

Fotografia por xipipa / A Cabine

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p