AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Toquei no Sol” é o primeiro álbum de Marlene Ribeiro em nome próprio

10 Fevereiro, 2023 - 14:59

Já muitos conhecem o que fez com bandas como Gnod, mas só agora é lançado o primeiro disco do nome Marlene Ribeiro.

Naquela que é uma nova edição conjunta entre a portuguesa Lovers & Lollypops e a britânica Rocket Recordings, “Toquei no Sol” chega até nós como o álbum de estreia de Marlene Ribeiro. O disco foi lançado esta sexta-feira em versão física (vinil) e digital.

“Toquei no Sol” é um trabalho bem pessoal de Marlene Ribeiro. Este corre ao longo de 40 minutos e mostra o mundo deste nome que associamos também a bandas e aventuras como Gnod: há muitas gravações de campo, instrumentos variados, letras e cantos assinados pela própria.

Segundo as notas oficiais, as gravações foram feitas entre Portugal continental e ilha da Madeira, Irlanda, País de Gales e Salford. O disco parte muito desses momentos, que Marlene Ribeiro foi recolhendo no seu gravador Zoom, de acordo com uma entrevista que se pode ler na The Quietus.

Em parte, mais do que tudo que a rodeia, a inspiração veio também da sua avó Emília, “cuja influência, bem como sons da sua cozinha”, escutam-se no tema de abertura, Quatro Palavras. Ainda de acordo com as mesmas notas, este álbum é “um novo e fresco capítulo para esta artista única, de longe o mais melódico e transcendente [que se pode encontrar no seu mundo] de dreampop hipnótico.”

Referimos Gnod, banda a que esteve ligada durante vários anos, mas há mais de Marlene Ribeiro para conhecer. Em 2020, juntou-se a Valentina Magaletti para lançar “Due Matte”. Já a solo, por exemplo, com a assinatura Negra Branca, lançou discos em labels como Tesla Tapes há cerca de 10 anos.

Podes encontrar “Toquei no Sol” no Bandcamp e nas restantes plataformas do costume. Aproveita e vê o vídeo para o tema homónimo, realizado por Ovo Estrelado.

Fotografia por Renato Cruz Santos

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p