AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Giant Stops”: está aí o novo álbum de Minus & MRDolly

12 Maio, 2023 - 9:03

É o segundo álbum virado para coordenadas jazz do gaiense. O selo é da Jazzego e há edição em vinil de 12’’.

Hugo Oliveira anda por aqui há muito tempo, mas nunca se conformou. Agora, via Jazzego, chega “um novo capítulo na sua evolução enquanto músico” na forma de “Giant Stops”, álbum com assinatura de Minus & MRDolly que é “inspirado no processo criativo de Makaya McCraven” e, claro, no seminal “Giant Steps”, de John Coltrane.

É um álbum que “apresenta instrumentais dinâmicos acompanhado por uma banda ao vivo” – formada por nomes como Sérgio Alves e Pedro Santos – e por participações de Meta ou Luca Argel. Ainda de acordo com as notas oficiais, sem medo de “romper barreiras musicais”, o disco “toma uma posição provocadora pela importância do sampling como forma de arte” e quer “inspirar outros a abraçar as suas próprias perspetivas singulares e a usá-las para criar arte que se conecte com o público.”

Com isso, Minus & MRDolly espera “encorajar os ouvintes a apreciar a riqueza, história e evolução do hip-hop e reconhecer o papel essencial que o sampling desempenhou na formação do género.” Também por isso, fundem-se aqui “elementos de jazz, hip-hop e eletrónica para criar uma paisagem sonora e simultaneamente nostálgica e moderna” sem deixar de haver uma “homenagem às raízes portuguesas.”

“Giant Stops” chega como sucessor de “Man With a Plan” (2018), o primeiro álbum instrumental de Hugo Oliveira. Mas engane-se quem acredita que a história do gaiense fica por aqui. Nos últimos tempos, por exemplo, tem trabalhado na Jazzego Records, editora que lança este novo trabalho e que o próprio partilha com André Carvalho.

Como Minus, já há mais de uma década, Oliveira foi e é um dos nomes mais conhecidos do hip-hop portuense. É autor de trabalhos como o álbum de 2014 “Árvores, Pássaros & Almofadas” e suspeito do costume em discos de Virtus ou Keso. No currículo, encontram-se também produções disco como esta ou um lado mais eletrónico e de dança no pseudónimo Tasc’oTau.

Já disponível em versão física (12’’) e digital nas mais variadas lojas e plataformas, este “Giant Stops” de Minus & MRDolly conta ainda com Diogo Matos no design e artwork, Gonçalo Peixoto na masterização digital e o estúdio Reel Mastering na masterização do vinil.

Fotografia por Tiago Lessa

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p