AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Quase 20 anos depois, DJs Di Guetto chegam ao vinil

4 Agosto, 2023 - 9:41

O inspirador trabalho de Marfox, N.K., Jesse, Pausas, Fofuxo e Nervoso agora em vinil. Selo da Príncipe, pois claro.

“Um verdadeiro big bang para a cena como a conhecemos hoje, matéria prima a partir da qual surgiu a Príncipe.” É assim descrito este Vol. 1 de DJs Di Guetto nas notas oficiais, o coletivo de Marfox, N.K., Jesse, Pausas, Fofuxo e Nervoso que inspirou e há de continuar a inspirar muitos.

Praticamente 17 anos depois do lançamento da compilação de 37 faixas, reeditada gratuitamente há uma década, a Príncipe selecionou 13 dessas para um vinil duplo lançado esta sexta-feira, 4 de agosto. De acordo com a editora, a seleção “capta o espírito, o som e a ferocidade, o salto em frente em relação ao kuduro puro e a outros estilos cristalizados que alimentavam as festas” da altura, pode ler-se no Bandcamp.

“Com o máximo respeito pelo percurso anterior (e feroz) de Nervoso”, a editora diz que “este foi o nível seguinte” ao “introduzir uma nova geração capaz de melhorar padrões”. Foi ela que inspirou, por exemplo, Firmeza, Lilocox e Maboku, então chamados de Piquenos DJs Do Guetto.

“África redesenhada, readaptada no quarto e para a rua, procurando impressionar pares e pôr pessoas a dançar felizes”, lê-se nas notas. “Nem sempre compreendido e até marginalizado nas vertentes mais conservadoras da cena musical africana, este estilo ‘guetto’ rapidamente se associou a problemas, levando mesmo Nervoso (alguns anos mais velho que o grupo) a suspender as atividades de DJ. Havia uma sensação de perigo nestes grooves, mas talvez também de um tipo de liberdade que não era meramente artística, uma representação dos aspetos menos glamorosos da comunidade.”

A compilação formativa “DJs Di Guetto” está disponível em plataformas digitais, sim, mas não te esqueças da edição em vinil duplo com artwork de Márcio Matos. No fundo, é nesse objeto que se dá agora outro marco na história.

Fotografia por Marta Pina

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p