AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Lisboa Mistura é este fim-de-semana e quer “continuar a trabalhar para democratizar a cultura”

5 Setembro, 2023 - 10:16

Dois dias de festa com entrada gratuita.

É claro que nem toda a dança é eletrónica e que o diga Lisboa. Mas engane-se quem acredita que o Lisboa Mistura, prestes a celebrar a 18ª edição, só se faz de música. Com entrada gratuita, a 9 e 10 de setembro, o evento intercultural acontece nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Campo Grande, e traz “encontros, conversas, oficinas, festa, muita partilha e misturas sociais, culturais, artísticas…”.

Tanto sábado como domingo arrancam com dois debates, como podes ver no programa mais abaixo. Entre outras atividades, há DJ sets de A Mãe Dela e de Tiago Pereira, bem como atuações de Soweto Kinch Trio, Dobet Gnahoré (na fotografia), Jazzopa ou Criatura. Fogo Fogo são responsáveis por encerrar o festival com muita dança e energia providas pelo disco “Fladu Fla”.

Este “é um evento cultural que celebra a comunidade urbana e a diversidade que integra o ADN da cidade”, pode ler-se em comunicado. Desde 2006, o Lisboa Mistura “promove o encontro de pessoas e de comunidades através de espetáculos e encontros artísticos com diversos ritmos e várias tendências culturais para sentir o pulsar da cidade.”

“Nesta 18ª edição, o Lisboa Mistura quer ESCUTAR a cidade e o mundo à volta e pensar no futuro da cidade usando a cultura como ativação da cidadania na construção urbana”, nota Carlos Martins. “Queremos continuar a trabalhar para democratizar a cultura e para desacelerar a vertigem do ruído visual através de processos de escuta. E queremos acima de tudo dar palco às tradições e à inovação, sonora e do pensamento.”

“O Mistura é ainda mais pertinente quando a cidade de Lisboa se festivaliza cada vez mais a cada ano que passa. Lisboa não encontrou ainda a melhor forma de harmonizar os projetos culturais com a necessidade de ter uma estratégia social sustentada”, continua o programador e fundador. “Lisboa tem que ser no mesmo esgar tradição e risco, não só turismo e gentrificação.”

Organizado pela Associação Sons da Lusofonia e pela EGEAC Cultura, o Lisboa Mistura tem todas as informações de que precisas no site oficial.

9 de setembro, sábado
16h00 Debate: Lisboetas e visibilidade
17h00 Festa Intercultural (Palco Secundário)
19h30 Orquestra de Percussão e Sopros (Projeto d’Improviso, Pátio das Tílias)
20h00 A Mãe Dela (DJ set, Palco Secundário)
21h00 Soweto Kinch Trio (Palco Principal)
22h30 Dobet Gnahoré (Palco Principal)

10 de setembro, domingo
16h00 Debate: Arte Participativa
17h00 OPA – Oficina Portátil de Artes (Palco Secundário)
18h45 Jazzopa (Palco Secundário)
20h00 Tiago Pereira (DJ set, Palco Secundário)
21h00 Criatura (Palco Principal)
22h30 Fogo Fogo (Palco Principal)

Fotografia por Jean Goun

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p