AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Este mês há um ciclo dedicado a Mika Vainio em Serralves

13 Novembro, 2023 - 18:00

Filmes, uma instalação e concertos de Ilpo Väisänen ou Charlemagne Palestine.

Está marcado para acontecer entre 17 e 26 de novembro o ciclo dedicado a Mika Vainio, incontornável nome finlandês da eletrónica que completaria 60 anos em 2023. “ACROSS Ø AROUND” passa por Auditório e Museu de Serralves, bem como pela Igreja de Cedofeita.

Durante todos os dias, há uma instalação chamada “Mika Vainio Listening Room” no Museu de Serralves. Como explica a organização, o finlandês “tinha o hábito de convidar amigos para sua casa e fazê-los ouvir gravações musicais em silêncio e com total concentração” e é isso que será replicado aqui por Tommi Grönlund, da Sähkö Recordings, e Rikke Lundgreen, viúva de Vainio.

A programação musical inclui nomes bem sonantes, como a estreia absoluta do concerto que junta CM Von Hausswolff e Joachim Nordwall ou Charlemagne Palestine, que toca na Igreja de Cedofeita um concerto para órgão de tubos. Companheiro de Vainio nos inevitáveis Pan Sonic, Ilpo Väisänen toca no Auditório de Serralves no dia 19 de novembro.

Também no Auditório, há quatro filmes alinhados para o ciclo, todos eles com o finlandês a surgir nos créditos da banda-sonora ou de design de som. Como poderás ver mais abaixo, falamos de casos como “Tectonic Plate” (2016), de Mika Taanila, ou “A Monument For The Invisible” (2013), de Anu Pennanen.

Vindo de uma família de músicos, Mika Vainio envolveu-se desde cedo na cena noise e industrial, corriam os anos 80. Colaborou com nomes que vão desde Alan Veja a Stephen O’Malley, mas, por muitos, é mais conhecido pela dupla Pan Sonic, que partilhava com Ilpo Väisänen. Na sua discografia, seja colaborações ou trabalhos de pseudónimos como Ø, encontram-se discos que tanto nos remetem para techno como para coordenadas experimentais e muito mais.

Co-fundador da também reconhecida Shäkö Recordings, que curiosamente tem uma compilação com um tema de Rafael Toral a caminho, Mika Vainio morreu em 2017 e deixou um legado que ainda hoje não deixa de inspirar nomes da música eletrónica. Em 2018, por exemplo, o trio nórdico The Empire Line dedicou um dos temas do seu álbum de estreia ao finlandês.

Podes ver a programação completa abaixo. Bilhetes e outras informações estão disponíveis no site oficial de Serralves.

Programação permanente (17-26 de novembro)

Instalação no Museu de Serralves
Mika Vainio Listening Room (por Rikke Lundgreen e Tommi Grönlund)

18 de novembro, sábado

16h00 (Filme no Auditório)
Tectonic Plate (2016, Mika Taanila)

18h00 (Concerto no Auditório)
CM Von Hausswolff e Joachim Nordwall

19 de novembro, domingo

16h30 (Filmes no Auditório)
A Physical Ring (2002, Mika Taanila)
A Monument For The Invisible (2003, Anu Pennanen)
Phantasma (2016, Saara Ekström)

18h00 (Concerto no Auditório)
Ilpo Väisänen

21 de novembro, terça-feira

21h30 (Concerto na Igreja de Cedofeita)
Charlemagne Palestine (Concerto para órgão de tubos)

Fotografia por Antti Viitala

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p