CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Vitor Joaquim disponibiliza nova gravação de concerto na Fonoteca Municipal de Lisboa

11 Agosto, 2020 - 16:45

O experimentalista de Setúbal volta à carga com o terceiro lançamento da “LIVE Series +”. Desta vez, Vitor Joaquim explora possibilidades sonoras ao lado de Nuno Moita (aka draftank).

Depois de lançamentos como o concerto no The Spitz London em 2005, onde reestruturou o som do piano de Simon Fisher Turner, ou na Galeria Zé dos Bois no ano seguinte, modulando e fragmentando o violino de Carlos Zingaro, Vitor Joaquim trouxe à superfície uma gravação de 35 minutos e 14 segundos repletos de improviso, destreza e, acima de tudo, coordenação entre vários elementos musicais dentro e fora do controlo do próprio.

A premissa, enganosamente simples, é a seguinte: o convidado toca, neste caso, um leitor de CDs, e Vitor Joaquim recolhe e trata amostras sonoras ininterruptamente. Munido de mesa de mistura e placa de som, é um processo altamente delicado que requer uma cuidadosa divisão de atenção. Por um lado, o sonoplasta tem de tomar decisões a nível da duração das amostras sonoras recolhida e do seu posicionamento. Por outro, tem simultaneamente de tratar as mesmas amostras a nível de modulação, volume, distorção e outros parâmetros presentes na performance.

À semelhança de uma performance exigente de música clássica, o que se passa nestes concertos ao vivo é um exemplo da harmoniosa união entre motricidade e intelecto musical. Durante vários anos, Vitor Joaquim dedicou-se à exploração sonora e visual em contextos diversos. Destacam-se produções para cinema e teatro, bem como várias instalações artísticas em locais como a Fundação Gulbenkian, a Fundação Serralves e até a Casa da Música. Apesar do seu amor pelas performances a solo, o produtor do aclamado EME Festival optou também por trabalhos colaborativos nas últimas duas décadas. Foi com essa abordagem simbiótica que nasceram os concertos da “Live Series +”, que podemos escutar no Bandcamp do artista.

Fotografia por Maria Miguel

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p