CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Lithium Blast”: o primeiro registo de HHY & The Kampala Unit

22 Outubro, 2020 - 11:20

“Lithium Blast” é um bilhete de passagem para o futuro – mas com elementos tradicionais.

O álbum de estreia dos HHY & The Kampala Unit, iniciado por Jonathan Saldanha durante a sua residência na Nyege Nyege, tem o selo editora de Kampala, no Uganda, e foi lançado esta quinta-feira 22.

“Lithium Blast” é composto por 11 faixas imersivas numa realidade onde preside o tribalismo futurista misturado com “dub, techno, ritmos tradicionais e elementos de trance sobre uma paisagem cinematográfica” sci-fi. Foi escrito e produzido por Jonathan Saldanha, com percussões de Omutaba, trompete da ativista Florence Lugemwa e arranjos adicionais de artistas como Don Zilla nas vozes, Uganda Prison Brass Band nos instrumentos de sopro e Diogo Tudela nos sons sintetizados.

O experiente portuense Jonathan Saldanha, que explorou eletrónica e percussões neste “Lithium Blast”, não é estranho à Nyege Nyege. Ainda este ano, com o aclamado projeto HHY & The Macumbas, editou “Camouflage Vector: Edits From Live Actions 2017-2019” através deste selo.

Em setembro, foi lançado um vídeo para o tema homónimo deste disco, como podes encontrar aqui.

A gravação do álbum foi realizada no Boutiq Studio, em Kampala, e a mistura por Jonathan Saldanha e Frederic Alstadt no Angstrom Studio e no La Savonnerie Studio, em Bruxelas – o segundo ficou também a cargo da masterização e da edição em vinil. O design é de Daniel Martins e Joana Pestana.

Disponível em formato vinil e digital, o lançamento estreou neste dia 22 e pode ser encontrado em plataformas como Bandcamp:



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p