AUTOR

Ana Quintas

CATEGORIA
Notícias

Village Underground Lisboa inaugura academia de música urbana

12 Abril, 2021 - 17:02

A academia será destinada a todos os jovens lisboetas entre os 10 e os 18 anos.

É a 19 de abril que o Village Underground Lisboa inaugura Skoola – uma academia destinada à música urbana que vai funcionar nos contentores, autocarros e salas de eventos do espaço lisboeta.

A academia, que teve origem no projeto Acorde Maior, um ensemble performativo formado por 30 jovens, irá estar aberta todos os dias da semana entre as 17h e as 20h e terá uma equipa formada por artistas pertencentes ao VU (Karlon e Batida), Rui Miguel Abreu como consultor musical e ainda outros “facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama e da Escola Superior de Educação”.

Skoola é um espaço de partilha de conhecimento onde não existe um professor, mas sim uma aprendizagem coletiva que deriva do objetivo do jovem e dele próprio enquanto construtor do conhecimento. Este projeto, que tem como parceiros o fundo Portugal Inovação Social, Instituto Politécnico de Lisboa, Innuos, a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alcântara, Fundação Aga Khan e Off!cina dos Sentidos, “tem em torno 3 grandes eixos interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento do pensamento teórico: produção e DJing; criação e composição; performance.”

Segundo Mariana Duarte Silva, a academia tem de ser um espaço onde os jovens descubram o seu potencial musical. “Acreditamos no poder transformador da música principalmente junto dos jovens, ela é central na vida de todos e tem um papel fundamental no seu bem-estar físico e emocional. Em muitos casos, é a forma de expressão mais fácil de usar. Ensina-nos coisas sobre nós próprios, mas também sobre o mundo à nossa volta”, afirma a co-fundadora e diretora do Village Underground Lisboa.

Skoola pretende ainda passar valores de diversidade e liberdade artística, proporcionando o acesso de jovens a novas oportunidades onde até possam construir ali o seu projeto de vida, proporcionando-lhes assim um aumento de autoestima e um sentimento de pertença.

Assim, quem se quiser inscrever deverá viver na zona de Lisboa, ter entre os 10 e 18 anos e enviar um e-mail para ola@skoola.pt com a sua idade, nome e com uma informação que considere relevante sobre o seu envolvimento com a música. A VU garante ainda que dará acesso a bolsas para alunos que não possam pagar os ciclos ou bootcamps em que queiram participar.

Fotografia por Nash Does Work

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p