CATEGORIA
Destaque, Notícias

Yanked Beats: a nova editora portuguesa de bass music

23 Agosto, 2021 - 11:19

A label nacional conta já com dois lançamentos focados nos 160 BPMs.

A Yanked Beats é uma nova editora portuguesa composta por por DJs, produtores, promotores e um designer gráfico. Na equipa estão DJ Farix, Insignio, Missdrop, Marco Kabbale, Hugo Marques, Lowfatik, Tenebris e, responsável pelo trabalho visual, João Martins Moca.

DJ Farix, alter-ego de Daniel Faria, avança que a “iniciativa partiu de uma necessidade de partilha e de um sonho antigo de ter uma editora em que pudesse dar espaço e dar a conhecer novos artistas. Tudo isto aliado a uma paixão pelos 160 BPMs, que todos nós, na Yanked, partilhamos.” Um dos objetivos é a desmistificação da bass music, que tantas vezes é associada a algo “pesado” ou para um público específico, quando na verdade é possível encontrar-se um leque de vibes e moods extenso, desde a onda lounge até ao lado dancefloor.

O primeiro lançamento na editora portuguesa foi de Insignio – ainda o ano passado, o seu tema Bourbon Moon, com selo da Counterpoint, esteve presente nas 20 faixas mais viciantes da primeira metade de 2020. Este ano, em 2021, Afonso Silva, abre o catálogo da Yanked Beats num edit de footwork da i2i, de Mr. Bill & Laura Brehm. O produtor, em conversa, admite que se sentia identificado com a letra e a produção do tema, e como tal decidiu dar o seu toque artístico, ele que atua também nas áreas de “artist development” e “studio management” desta nova label.

No espaço de um mês, em julho, a editora pôs cá fora o seu segundo lançamento – “The First Step EP”- que conta com Nikes & Stayhigh, produtores estrangeiros, numa colaboração, e ainda Insignio, LowfatiK e Tenebris, artistas portugueses que fazem parte do coletivo com uma visão e uma sonoridade particular. Neste EP encontramos beats de hip-hop futuristas, breaks programados, e claro, o que é tão importante na bass music – graves pesados.

DJ Farix, avança ainda que apesar de terem o pitch marker a rondar os 160 BPMs, entre o footwork, breaks e até jungle, há sempre espaço para o halftempo ou garage. Algumas das influências sónicas e artísticas passam por nomes como Addison Groove, Ivy Lab, DJ Rashad, Goldie ou dBridge.

A editora já nos deixou o bichinho e admitiu já haver planos para lançarem mais dois EPs até ao final do ano e abrir 2022 com um lançamento.

Mr. Bill & Laura Brehm – i2i (Insignio Footwork Edit) teve data de lançamento a 6 de junho e está disponível no SoundCloud da Yanked Beats como download gratuito. Quanto a “First Step EP”, podes encontrá-lo no Bandcamp da editora portuguesa.



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p