AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Com Patrícia Ricardo a dar voz, “Elementos” é o primeiro EP a solo de Incendiário

4 Março, 2024 - 11:53

A música de Incendiário ao lado de poemas de Eugénio de Andrade ou Cláudia R. Sampaio pela voz de Patrícia Ricardo.

Gonçalo Incendiário já anda a chamar a atenção há algum tempo, seja por ter lançado temas em VAs como “Rizoma Vol. 1” e a compilação de tributo a Jabaru ou pelo facto de ser um dos nomes por trás da Conveyor Audio. Só no passado dia 1 de março, no entanto, é que chegou até nós o seu primeiro EP a solo.

De download gratuito, “Elementos” é um trabalho de quatro originais no qual Incendiário conta com a companhia de Patrícia Ricardo. Os dois têm historial nas artes visuais e “conhecem-se há muito tempo”, daí ter sido “fácil partilhar e desenvolver intimidade através da abordagem ao projeto”, pode ler-se nas notas oficiais. Gonçalo não se considera “músico ou produtor”, mas “gosta de explorar e pesquisar através de ambiências, atmosferas e design de som.” Já Patrícia, além das artes visuais, desdobra-se também em fotografia ou poesia.

Juntos, neste EP, encontraram uma “forma de enfrentar o desafio de se manterem sãos” durante os primeiros tempos da pandemia de covid-19. O resultado é um trabalho que aborda os quatro elementos, a exploração sónica de Incendiário e a voz de Patrícia Ricardo a levar-nos por entre poemas de Cláudia R. Sampaio, Eugénio de Andrade, José Tolentino de Mendonça, Rui Caeiro, Albano Martins e Filipa Leal.

Gerida também por Skalator, Y.L.S. e Al:x, a Conveyor Audio é uma editora que se dedica às sonoridades da bass music e que assinala com este EP o regresso à atividade após um “curto hiato e alguma reestruturação”. No próximo dia 13 de abril, aliás, celebra o seu 2º aniversário no Higher Ground, em Lisboa, ao lado de nomes como os britânicos The Untouchables.

Com masterização assinada por Hugo Santos, “Elementos” está disponível gratuitamente no Bandcamp e pode ser também encontrado em plataformas como Spotify.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p