AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Pela primeira vez em Portugal, Nabihah Iqbal dá concertos em Braga e Lisboa esta semana

9 Abril, 2024 - 17:44

Em Braga, na sexta-feira, estará acompanhada por XEXA no gnration. Na noite seguinte, a apresentação de “DREAMER” é no Musicbox.

Nabihah Iqbal já passou por Lisboa, mas só agora é que se estreia por cá. Acompanhada pela sua banda, a música britânica vem apresentar o novo álbum “DREAMER” no gnration, em Braga, e no Musicbox, na capital, na sexta-feira e no sábado, respetivamente. A norte, é acompanhada por XEXA, autora de um dos nossos discos favoritos do ano passado.

Com raízes paquistanesas e vida feita em Londres, Nabihah Iqbal é um daqueles nomes com uma história tão emotiva quanto especial. Este álbum “DREAMER”, por exemplo, é prova disso: sai em 2023 depois de azares atrás de azares, como o estúdio roubado no início de 2020, já com disco gravado, e o avô doente no Paquistão, para onde viajou durante os tempos para o acompanhar.

“Pela primeira vez, fiz música em que fui mais paciente com ela”, pode ler-se no Bandcamp. “Normalmente, quando se é um produtor de música eletrónica, vai-se para o estúdio, liga-se o computador e começa-se a trabalhar no Ableton ou no Logic e depois constrói-se a partir daí. Eu, pelo contrário, decidi não me aproximar disso durante muito tempo.” O resultado foi um álbum mais dream pop feito com guitarra elétrica, instrumentos tradicionais do Paquistão e não só.

Tanto este como o primeiro disco em nome próprio, “Weighing Of The Heart”, foram lançados pela Ninja Tune, selo ao qual já tinha ligação desde 2016, quando ainda assinava com o pseudónimo Throwing Stones e editou por lá “House Of Silk”, trabalho de eletrónica leftfield. Foi por essa mesma altura, aliás, que deu voz a Lemonade, da saudosa SOPHIE, e que começou a ter um reconhecimento tal que, eventualmente, chegou à rádio NTS.

Curiosamente, a história de Nabihah Iqbal não se fica por aí. Formada em Estudos Africanos pela Universidade de Cambridge, Iqbal trabalhou também como advogada de direitos humanos e já se envolveu em composições de bandas-sonoras para cinema e até para o museu Tate.

Bilhetes para o gnration podem ser comprados aqui e para o Musicbox aqui.

Fotografia por Joseph Hayes

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p