AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Destaque, Notícias

Marco da noite portuense, Café au Lait fecha portas no final de abril

16 Abril, 2024 - 12:39

Foi um dos mais importantes espaços para a música e noite portuense nos últimos anos.

A notícia chegou no final da semana passada e deu conta do encerramento definitivo e iminente do Café au Lait, no número 46 da Rua da Galeria de Paris, no Porto. O fecho de portas está marcado para 30 de abril, mas, até lá, a equipa estará pronta “para celebrar esta pista.”

“Gostávamos de aproveitar as próximas semanas para celebrar os valores que sempre definiram a nossa programação e atividades, que se basearam numa incessante procura pelo novo, pelo inquietante”, pode ler-se no Instagram.

Desde 2007, o Café au Lait foi precisamente isso: um espaço importante para a cultura noturna portuense, localizado numa das principais vias da movida da cidade. O bar sempre se afirmou como uma das grandes referências no que toca a programação atenta.

Música eletrónica e DJs sempre foram uma garantia ao longo de vários dias da semana e não apenas à sexta ou ao sábado – recentemente, por exemplo, o Café au Lait apostou em noites ao domingo. Mas essa estava longe de ser a única atenção do espaço.

Por entre todas as aventuras, foi, por exemplo, um local onde se poderia ouvir e ver hip-hop. Nos últimos tempos, as quintas-feiras eram noites da CLIQUE, de Bruma. No passado, passaram por lá nomes como Nerve, Keso, Minus e tantos outros e outras.

No piso de cima ou na cave, o Café au Lait recebeu muito mais ao longo dos anos, como é caso de inúmera música alternativa ou experimental (muitas presenças da Favela Discos, por exemplo), concertos de bandas internacionais, como Ducking Punches, e até a estreia de Moor Mother em Portugal, entre tantos outros.

Na cabine, foi um espaço por onde passaram constantemente DJs associados à cidade, como DJ Lynce, MVRIA ou Xico Ferrão. Mas não só. Miguel Sá, SONJA, Terzi, Vivax são outros exemplos de nomes que se foram ouvindo regularmente por lá.

Até 30 de abril, passam pelo Café au Lait nomes como Cosmos (dia 19), Juvenil Angústia (20), Nalu (21), Ghetthoven, Supa e Mary Jou (24), Vivax b2b Jota (26), Zir Mute b2b Walabi (28) e Lynce (30). Depois disso, restará Blogspot, Facebook e Instagram para ir matando saudades.

Direitos de imagem reservados

relacionados

1

  • A noite é uma arma – Playback

    Reply
    26 Abril, 2024 - 11:47

    […] selvagem da cidade tem levado ao encerramento de cada vez mais espaços culturais (o fecho do Café au Lait é o mais recente exemplo disso), empurrando agentes culturais e coletivos independentes para cada […]

Deixa um comentário







t

o

p