AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Este sábado há “Máquina Magnética” no gnration

22 Março, 2021 - 17:56

O espetáculo foi filmado no espaço bracarense e é transmitido via ciberespaço este sábado.

Gustavo Costa, Rodrigo Carvalho e Miguel Carvalhais e Pedro Tudela juntaram-se como quarteto no espetáculo multidisciplinar “Máquina Magnética”, que foi “filmado à porta fechada no gnration”, em Braga. Com transmissão online gratuita, o evento está marcado para as 22h deste sábado, dia 27.

Cada qual em sua área, estamos perante quatro nomes bem experientes do cenário português. Por um lado, vai haver a “eletrónica digital” dos fundadores da label Crónica, Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, que “desenvolvem música, arte sonora, instalações, e performances sonoras ou audiovisuais, tanto em nome próprio como em colaboração com outros artistas e músicos”, como se pode ler no evento oficial. Juntos desde 2000, estes docentes da Universidade do Porto estão também por trás da reconhecida dupla @c, que assinou recentemente “Liminal Movements” pela lisboeta Holuzam.

Na percussão vai estar um dos cofundadores e membros da Sonoscopia, Gustavo Costa, ele que passou pela edição de 2020 do festival Semibreve, numa atuação que podes recordar aqui. Como explica a organização, o portuense “é reconhecido como um dos músicos portugueses mais relevantes e profícuos da sua geração”, tendo fundado e colaborado com “vários projetos seminais da cena experimental do Porto dos anos 2000”, além de contar com experiências em géneros como death metal ou com nomes como John Zorn no currículo.

Já os visuais ficam a cargo de Rodrigo Carvalho, que passou recentemente pelo nosso radar através da dupla Boris Chimp 504. “Designer e artista intermédia do Porto e fundador do Openfield Creativelab”, Carvalho foca-se “sobretudo na interação em tempo real entre som, imagem e movimento”. “O seu trabalho foi apresentado em vários pontos do mundo em festivais dedicados à arte tecnológica e cultura digital”, como é caso do Sónar.

A transmissão é feita no site, Facebook e YouTube do gnration e também no Facebook da publicação Rimas e Batidas.

Direitos de imagem reservados (fotografia retirada do evento oficial)

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p