AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Morreu Vangelis aos 79 anos

19 Maio, 2022 - 18:54

O compositor morreu na terça-feira passada.

Vangelis morreu na noite de terça-feira num hospital em França, onde estava a ser tratado, segundo notícias publicadas pela imprensa internacional esta quinta-feira. A causa da morte exata não é conhecida à hora de publicação.

A banda-sonora de “Chariots of Fire” (1981) foi um dos primeiros grandes momentos da carreira de Evángelos Odysséas Papathanassíou – afinal, essas composições valeram o Óscar para melhor banda-sonora desse ano. Mas o grego esteve também por trás da música de muitos outros filmes, como é caso de “Antarctica” (1983), “Alexander” (2004) ou do mais reconhecido “Blade Runner” (1982).

Para este mestre dos sintetizadores, a aventura na música começou em Atenas e em bandas como Forminx, corria o ano de 1963. Autodidata em grande parte, o grego teve também outros projetos, como a importante banda Aphrodite’s Child, e foi um dos mais reconhecidos compositores de todo o mundo, influenciando géneros e músicos que vão desde a eletrónica ao rock.

Por entre inúmeros álbuns de estúdio, o mais recente saiu em setembro do ano passado. “Juno to Jupiter” foi inspirado numa das missões da NASA em 2011, “Juno”.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p