CATEGORIA
Notícias

Odete e Carlota Matos entre os nomes nomeados para o Future Laboratory

18 Julho, 2022 - 10:49

Durante 30 meses, o programa europeu convida 15 artistas de todo o mundo para residências de investigação em três cidades diferentes.

Os resultados da convocatória para o Future Laboratory foram conhecidos esta quarta-feira em conferência de imprensa no festival d’Avignon, segundo anúncio nas redes sociais pelo Teatro Municipal do Porto (TMP). Há duas portuguesas entre os 15 artistas selecionados: Odete, a artista multidisciplinar que passa muito por aqui, e Carlota Matos, nome do teatro que tem trabalhado muito no Reino Unido.

O TMP integra a atividade em conjunto com 11 instituições europeias, formando uma rede de artes performativas que abrange também países como Espanha, Itália ou Polónia. A missão passa por oferecer aos artistas a “oportunidade de se relacionarem com recursos locais, incluindo centros de pesquisa, fundações, artistas e membros das comunidades”, de acordo com o anúncio.

Nos próximos dois anos e meio, Odete, Carlota e 13 outros artistas vão participar em residências de investigação em três cidades distintas. No Porto, o laboratório ganha lugar no Campus Paulo Cunha e Silva. Querendo colocar em diálogo artistas e públicos, de forma a identificar as próximas narrativas europeias”, o Future Laboratory tem como objetivo “promover uma melhor integração das comunidades marginalizadas e isoladas (bem como as suas atividades dentro e fora do palco)”, diz o site.

Odete, que já recebemos no nosso podcast, lançou recentemente “The Consequences of a Blood Language” e uma curta-metragem, entre outros trabalhos. Este verão, passou já pelos festivais Impulso e Tremor. Já Carlota Matos é também ela uma artista multidisciplinar e, desde Bristol, tem construído o seu currículo por meio da colaboração, prática artística e da ação social.

O primeiro evento é uma masterclass de lançamento para o conjunto de artistas selecionado, e decorre no Théatre de Liège, na Bélgica, de 6 a 8 de outubro. No outono, começam as residências de pesquisa e, no próximo ano, decorre uma masterclass intermédia em Milão. O simpósio final tem lugar no Luxemburgo, em novembro de 2024.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p