AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

ZigurFest é no final de julho com campismo e entrada gratuitos

29 Junho, 2023 - 12:00

No final de julho, vai haver muito para ver, ouvir e aprender em Lamego.

Novamente com entrada e campismo gratuitos, o ZigurFest, em Lamego, está de regresso nos dias 27, 28 e 29 de julho. A 12ª edição do festival acontece no Teatro Ribeiro Conceição, Rua da Olaria, Museu de Lamego, Parque Biológico e Casa do Artista (Bairro do Castelo).

Há mais do que música no ZigurFest, mas esta é a principal atração das festividades. Como vais poder ver mais abaixo, não faltam nomes nacionais por lá, como é caso de Amuleto Apotropaico, Azia, Hetta, Ben Yosei, Rita Silva ou Silvestre. Já Puçanga e Ana Silva, pode ler-se em comunicado, “são as artistas residentes deste ano e vão trabalhar com a população local para esbater e reorganizar fronteiras entre tradição e modernidade.”

As restantes festividades incluem um workshop de culinária com Bruno Senra, Inês Castanheira (na fotografia) com “os seus objetos sonoros e synths DIY” noutro workshop, João Taveira a falar sobre “arquitetura e ruído” e um “passeio no Parque Biológico de Lamego guiado pelo beatmaker Cálculo, que juntamente com o público irá depois produzir um tema numa sessão única.”

Destaque ainda para “um novo e entusiasmante capítulo rumo à inclusão”. No dia 28, no Teatro Ribeiro Conceição, “Bernardo Álvares irá estar a trabalhar com os utentes da associação de apoio às pessoas com deficiência Portas P’ra Vida.”

Sobre a passagem das datas do festival para julho, o diretor musical do festival, António Matos Silva, diz que “esta mudança – a primeira deste tipo em 12 anos de atividade ininterrupta – acontece perante uma situação particularmente desafiante para o panorama artístico nacional, em que muitas estruturas, como a nossa, estão a enfrentar cortes significativos na sua dotação financeira. Mas porque estamos aí há mais de uma década e queremos ficar pelo menos mais uma, reforçámos as parcerias de sempre e preparámos uma edição que assinala uma nova fase do festival.”

Para ter acesso ao campismo, localizado no Complexo Desportivo de Lamego – Monte Santo Estevão, os interessados devem registar-se no site oficial. A programação completa pode ser consultada abaixo:

27 de julho

14h30 Bruno Senra (Penude)
22h00 Puçanga (Penude)
23h00 Amuleto Apotropaico (Penude)

28 de julho

Inês Castanheira (Casa do Artista)
Bernardo Álvares e Portas P’rá Vida (Teatro Ribeiro Conceição)

18h30 João Taveira (Casa do Artista)
23h00 Azia (Rua da Olaria)
00h00 Hetta (Rua da Olaria)
01h00 Máquina (Rua da Olaria)

29 de julho

14h30 Cálculo (Parque Biológico e Casa do Artista)
18h30 Ben Yosei (Casa de Artista)
23h00 Rita Silva (Museu de Lamego)
00h00 Gesso (Museu de Lamego)
01h00 Silvestre (Museu de Lamego)

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p