AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Dekim lança EP de estreia pela berlinense One Instrument

1 Agosto, 2023 - 9:53

“RR Lyrae” está cá fora desde julho.

Editado no início do mês passado, “RR Lyrae” chegou com selo da One Instrument Records e assinala o primeiro EP de Dekim. O português compôs todo o EP apenas com um sintetizador LYRA-8, desenhado por Vlad Kreimer, e um pedal de reverb.

Ao longo de cerca de 30 minutos, Dekim mostra como este LYRA-8 se baseia nos “princípios que se encontram na base de organismos vivos.” É que, no fim de contas, “os módulos [deste sintetizador] interagem entre si e o comportamento do instrumento assemelha-se a uma conversa ao vivo”, pode ler-se nas notas oficiais.

Os temas foram gravados num só take entre 2018 e 2019, de certa forma mostrando como este sintetizador pode também ser usado para performance. Nessa altura, o LYRA-8 ainda era recente e isso “foi chave” para Dekim o querer usar.

Muito ambient, drone e instrospetivo, “RR Lyrae” é fruto da vontade de o músico “explorar diferentes abordagens e mostrar como este instrumento pode ser versátil”: “o lado áspero e rugoso, o ritmo, o suave, o meloso.”

Miguel Diogo é o nome por trás de Dekim e conhecemo-lo por ser um dos membros do coletivo e “laboratório itinerante de experiências erráticas” cápsula. Apesar de este ser o primeiro EP do lisboeta, Miguel trabalha diariamente com som, concretamente em pós-produção de áudio para cinema e broadcasting.

Com masterização por Luca Sammartin e artwork por Contronatura, “RR Lyrae” está disponível nas mais variadas plataformas digitais. Podes comprar e ouvir o trabalho no Bandcamp, por exemplo:

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p