CATEGORIA
Notícias

Há duas portuguesas nos artistas selecionados para a SHAPE+ 2023/24

31 Agosto, 2023 - 10:10

Xexa e Rita Silva estão entre os artistas listados pela plataforma.

A SHAPE+ anunciou recentemente a lista de artistas que vão integrar as atividades da plataforma de música inovativa e da arte audiovisual até julho de 2024. O foco mantém-se em “residências colaborativas e performances one-off, simultaneamente”, diz a nota.

A seleção engloba “um número de projetos audiovisuais e artistas sonoros a par de atos musicais que vão desde club music e media art vanguardista a experiências com música tradicional, improviso livre e spatial music”, de acordo com a nota publicada no site.

Financiada pela União Europeia, a plataforma é dirigida por 15 festivais europeus, entre os quais, Terraforma, em Milão, e Rokolectiv, de Bucharest, dedicado à música eletrónica e artes visuais relacionadas, por exemplo.

Nascida em Lisboa, Xexa é uma produtora de ascendência são-tomense sediada em Inglaterra que tem sido associada à Príncipe Discos. Com o afrofuturismo sempre presente, assume uma atmosfera característica dentro do ambient, usa a voz como um dos instrumentos e é autora do álbum “Calendário Sonoro I” e de temas como Metamorfa. Em julho assinou, por exemplo, o 18º episódio de órbita ao lado de Ana Carvalho.

Rita Silva, com quem conversámos a propósito de “The Inflationary Epoch”, integrou a dupla The Last Departure e é estudante no Institute of Sonology. Reúne influências como Delia Derbyshire ou Laurie Spiegel, aprofundando no seu trabalho o registo experimental com synth modular, drone ou ambient.

As atividades começaram dia 15 de julho e vão até 14 de julho de 2024. No ano passado, 7777 e Luís Pestana estiveram entre os nomeados para o último estágio da SHAPE+.

Aqui, podes consultar como decorrem as votações e todos os artistas nomeados para a SHAPE+ 2023/24, com nomes como NZE NZE, que passam este mês pelo Les Siestes, em Coimbra. Conhece os mais recentes trabalhos das artistas portuguesas abaixo.


Fotografia por Renato Chorão

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p