AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Entrevista

SFISTIKATED sobre álbum de estreia: Um processo tão prazeroso quanto frustrante

23 Fevereiro, 2024 - 16:01

“Perpetual Motion” foi lançado este mês e mostra o universo hyperpop do duo SFISTIKATED.

João Marques e Roberto Oliveira já partilharam muito ao longo da vida. São os dois de Leiria, dividiram bandas desde os 14-15 anos e “foram sempre mantendo uma relação incrível.” Desde 2022, são também conhecidos por SFISTIKATED, dupla que editou o álbum de estreia, “Perpetual Motion”, pela Cosmic Burger.

Falar sobre SFISTIKATED é falar sobre um duo que junta um nome dos First Breath After Coma, João Marques, a outro dos Whales, Roberto Oliveira. A sua música pode ser catalogada como hyperpop, com todas as ramificações que isso pode incluir – no caso, do hip-hop ao glitch.

Esta é uma daquelas “amizades que te fazem sentir em casa e que estão sempre lá”, explicam-nos nesta entrevista via email. Também por isso, o processo deste “Perpetual Motion” foi “bastante genuíno”: “em conversas começámos a perceber que havia sonoridades e estéticas que queríamos os dois explorar e daí foi um tiro até nos começarmos a juntar para tocar e ver o que ia surgir.”

Pelo caminho, houve “bastante exploração, muita cabeça na parede a viver da tentativa erro.” Talvez por isso, confessam, “daqui a uns já vão começar a ver coisas que deviam ter feito diferente e que deviam/têm de alterar.” No entanto, “são coisas da vida” e o ideal “é assumir essas fases e sorrir com toda a felicidade.”

“Ainda foi um processo longo até chegarem à sonoridade que lhes ia dentro das duas cabeças”, contam ainda, “mas nada que a constante exploração e o esforço e dedicação não os fizesse chegar lá.” Neste caminho “bastante meticuloso”, mas “incrivelmente prazeroso e incrivelmente frustrante”, o que também ajudou foi “abrirem muito mais o leque de influências, tanto de artistas como de géneros.”

João Marques e Roberto Oliveira não estiveram sozinhos neste “Perpetual Motion” e contam com convidados como LEFT., TEDDY TRILLION e Vaarwell. A dupla já “conhecia e tinha o bichinho para fazer acontecer com alguns” destes nomes, outros conheceram e “acabaram por estabelecer contacto” por meio de plataformas como SoundCloud, Bandcamp e Spotify.

E como se não bastasse, “ainda houve mais colaborações e faixas que ficaram de fora do disco, uma outra que é tocada ao vivo e o restante ficou numa pasta a que chamaram de ‘reciclagem’ [risos]’.” Por agora, é certo que os SFISTIKATED “continuam com muito fogo no coração para fazer acontecer mais e mais.”

Como os próprios rematam nesta conversa, “‘Perpetual Motion’ é um mundo fraturado e eufórico [da dupla] e é o primeiro impulso de um carrossel que continuará vivo e sedento de mais.”

Fotografias por Telmo Soares

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p