AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

AHRESP propõe regras para reabertura de bares e discotecas

19 Junho, 2020 - 11:01

No “Guia de Boas Práticas para os Estabelecimentos de Animação Noturna” lê-se que as pistas de dança devem ser marcadas “por meio de quadrados com 2,25m2 de área”.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apresentou ao Governo, na quinta-feira, um Guia de Boas Práticas para os Estabelecimentos de Animação Noturna.

Em comunicado enviado às redações esta quinta-feira, a AHRESP, que representa empresas do setor de lazer noturno, explica como estamos a atravessar uma “grave crise”, um momento “insustentável para as empresas”. A AHRESP considera que este setor “tem todas as condições para poder reabrir em segurança”, e, neste Guia, tem como base as já conhecidas orientações, assim como o Guia de Boas Práticas para a Restauração e Bebidas, também desenvolvido pela associação e validado pela DGS.

Para a pista de dança há uma série de medidas neste Guia, entre elas o uso de máscara de proteção caso não seja “possível garantir a distância física de segurança entre DJs e outras eventuais pessoas”. “A área da pista de dança deverá ser marcada no chão por meio de quadrados com 2,25m2 de área cada, que permitam garantir a distância física entre pessoas”, “esta área deve ser respeitada e devidamente sinalizada por cordões ou divisória”, “o estabelecimento garantirá o controlo da capacidade da pista de dança” e “em cada cabine de música, só poderá estar presente um DJ” são requisitos que se leem no documento.

Além destas, há muitas outras regras apresentadas neste Guia, como é caso de “sempre que possível e aplicável, promover e incentivar o agendamento prévio para reserva de lugares por parte dos clientes” ou “utilizar preferencialmente o espaço exterior (ex: esplanada), com medidas semelhantes às estabelecidas para o interior”. E claro, no Guia há também regras para controlo de entrada, higiene pessoal, limpeza e todos os outros pormenores associados a um estabelecimento de lazer noturno.

Para esta “iniciativa pela reabertura dos bares e discotecas em Portugal”, foi também criado um site, Juntos Pela Noite, onde é possível consultar o Guia de Boas Práticas e outros ficheiros e informações, como é caso de detalhes sobre este setor, que “representa mais de 140.000 postos de trabalho e 5.143 espaços de diversão noturna”.

Photo by Andy Cheetham on Unsplash

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p