AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“MOVE”: uma compilação solidária para ajudar refugiados

24 Junho, 2020 - 16:36

Lançada no Dia Internacional do Refugiado, “MOVE” é uma compilação portuguesa cujos fundos revertem a favor da grega Lesvos Solidarity.

Feita “em solidariedade para com todos os refugiados e para com todos os voluntários e instituições que lutam diariamente no resgate e acolhimento”, a compilação “MOVE” reúne 16 artistas, de Intima a JOAN ジョアン, a passar por nomes como 2Jack4U, Caroline Lethô, Maria Amor, Shcuro, VEIA e Vil.

A ideia começou com Carolina Mimoso (Caroline Lethô), que, ao chegar de uma viagem à Índia, sentiu-se revoltada “pela ação ou nenhuma ação da Europa” em matéria de refugiados. Decidiu fazer uma publicação nas redes sociais “para juntarmos forças e fazermos algo” e, daí, um dos que se juntou à iniciativa foi Pedro Rocha (aka Peterr) – “entrou logo comigo a 100%”, conta-nos a DJ e produtora.

Como explica Pedro Rocha, “parte importante do projeto” era um evento marcado para o Arroz Estúdios, em Lisboa, onde se organizariam “talks, mesas redondas de debate e informação sobre o tema”, algo que consideram “imprescindível”. No entanto, a atual pandemia impossibilitou a organização deste evento, que teria uma componente de “sensibilização e ativismo”. Também por isso, e para “não perder esse lado informativo”, a compilação conta com uma conversa com Carlota Muralha, da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), e José Cortez, da Humans Before Borders (HuBB).

Sempre com a máxima de se “informarem o melhor possível”, como “falar com as pessoas certas envolvidas no resgate e acolhimento aos refugiados”, Carolina e Pedro conheceram a Lesvos Solidarity, da Grécia, um projeto, “com dificuldades em manter-se vivo este ano, na linha da frente” desta batalha. Os fundos do evento no Arroz Estúdios, para já cancelado, seriam encaminhados para este campo de refugiados.

Ainda assim, este projeto grego mantém-se como o destinatário das receitas da “MOVE”, compilação que podes adquirir e ouvir através do Bandcamp. A artwork e masterização ficaram a cargo de Diogo Vasconcelos e João Melo, respetivamente.



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p