AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Quarta edição de OCUPA realiza-se este sábado

10 Dezembro, 2019 - 16:24

O gnration volta a ser palco para esta “perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em Braga”.

Ao longo deste sábado, a quarta edição de OCUPA passa pelo gnration. O evento é organizado pela “cooperativa AUAUFEIOMAU”, do festival Semibreve, “com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration”, e o grande objetivo é “promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts”.

Tudo começa pelas 14h, com uma masterclass do cineasta e artista francês Vincent Moon, “Ancient shamanism, nomadic cinema and the in between – how (and why) to create in the revival”, na qual se “vai explorar ligações entre as ferramentas digitais modernas e as antigas técnicas sagradas de xamãs e curandeiros ‑ e encontrar associações estranhas e impressionantes entre os dois mundos”.

Depois, além de conversas com Silvestre Pestana e com Pedro Oliveira (dos peixe:avião) e Miguel Pedro (Mão Morta, Mundo Cão), há música de Cody XV, que lançou recentemente “Degenerated Landscapes“, de Frederico Dinis, na performance “A Land Of Intrinsic Contemplation”, e de Sensible Soccers (na fotografia) com a artista media Cláudia Oliveira – este último ato estará responsável por aquela que será a terceira edição do Clube de Inverno, “um espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios da música, som e imagem”.

Por fim, pelas 23h, há ainda tempo para “Híbridos”, um filme-concerto que contará com edição vídeo em tempo real de Vincent Moon e Priscilla Telmon, eletrónica de Rabih Beaini e percussão e eletrónica de Pedro Oliveira. Neste espetáculo, os cineastas franceses “investigam a relação entre trance, ecstasy, música e rituais espirituais”.

As conversas são de entrada livre, a masterclass com Vincent Moon custa 7€ e as performances ficam por 5€.

Podes saber mais sobre o evento através do site oficial, aqui.

Masterclass
14-17h na Blackbox
“Ancient shamanism, nomadic cinema and the in between – how (and why) to create in the revival” com Vincent Moon

Conversas
15h30 na Sala de Conferências
“O papel da tecnologia na criação artística contemporânea” com Silvestre Pestana (artista visual) e moderado por Heitor Alvelos.

16h30 na Sala de Conferências
“Os novos caminhos abertos pela eletrónica” com Pedro Oliveira (músico) e Miguel Pedro (músico), moderado por Pedro Portela.

Música
17h30 na Sala de Formações
Cody XV

21h30 na Blackbox
Frederico Dinis em “A Land of Intrinsic Contemplation”

22h30 na Sala Multiusos
“Clube de Inverno” por Sensible Soccers e Cláudia Oliveira (artista media)

Filme-concerto
23h na Blackbox
“Híbridos” de Vincent Moon e Priscilla Telmon, no vídeo, Rabih Beaini, na eletrónica, e Pedro Oliveira, na percussão e eletrónica

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p