AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Holly Herndon apresenta “Proto” na Culturgest

13 Novembro, 2019 - 11:05

O regresso de Holly Herndon a Portugal acontece já na quinta-feira 14, na Culturgest, em Lisboa.

A música, compositora e artista sonora americana, hoje baseada em Berlim, está de volta ao país para apresentar, pela primeira vez em Portugal, o aclamado álbum “Proto”, editado em maio pela 4AD. Na Culturgest, vai estar acompanhada por Mathew Dryhurst (eletrónica e vídeo) e pelas vozes de Evelyn Saylor, Franziska Aigner e Albertine Sarges.

A formação académica de Holly Herndon é invejável: estudou composição na Universidade de Stanford e foi doutoranda no CCRMA (Centro de Pesquisa de Computação em Música e Acústica) pela mesma universidade. E este ano, depois de lançamentos em editoras como a Thirdsex e a Rvng Intl., chegou “Proto”, disco que sucede “Platform”, de 2015.

Para este trabalho altamente experimental, Herndon “criou”, com a ajuda de Mathew Dryhurst e do programador Jules LaPlace, “Spawn, uma entidade de inteligência artificial nascida do seu computador e parte do coletivo criador” deste disco, lê-se nas palavras da organização. Daí, também com o apoio de um coro a participar nas vozes, entre outros colaboradores, parte do álbum é resultado dessa tecnologia.

E se anteriormente a americana já havia abordado diferentes temáticas nos seus lançamentos, em “Proto” “fala-nos sobre a criação artística, o corpo real e fictício, e os momentos em que nos confrontamos com os dilemas e as dores de crescimento”.

O espetáculo na Culturgest está marcado para as 21h e os bilhetes, que podes encontrar aqui, têm um custo de 16€.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p