AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

MAAT junta-se à Nyege Nyege para celebrar o Dia Internacional dos Museus

17 Maio, 2020 - 12:42

“Nyege Nyege: Uma Nova Esperança” é o primeiro capítulo de “Terra Irada”, o novo programa de música e som do MAAT que será apresentado na segunda-feira.

É na segunda-feira, dia 18, que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, inaugura o seu novo programa de música e som, com curadoria de Pedro Gomes. “Terra Irada” “foi desenvolvido vários meses antes da pandemia global” e estende-se até fevereiro de 2021 – para já, acontece no YouTube do MAAT.

O tema para este Dia Internacional dos Museu é “diversidade e inclusão” e “hoje, mais do que nunca, o papel potenciador que as instituições de cultura podem desempenhar nas sociedades surge como intrínseco ao nosso desejo natural de fazer parte de uma comunidade e de nos sentirmos parte dela”, lê-se no site do museu lisboeta.

“Nesta colaboração inédita com o maat, o programa transmite seis emissões diferentes a partir de seis localizações no mundo — África do Sul, Mali, Tanzânia, Santa Lúcia nas Caraíbas, Ilha da Reunião e Uganda — onde comunidades e ideias visionárias se unem sob uma única bandeira de progresso, confronto, celebração e compreensão.”

Segundo palavras do MAAT, “a Nyege Nyege faz parte de um coletivo artístico sedeado em Kampala que inclui uma residência artística e estúdios comunitários, e duas editoras discográficas (Nyege Nyege Tapes e Hakuna Kulala). Para descrever o festival de quatro dias que organiza, a Nyege Nyege convoca as seguintes palavras: ‘alegria abundante, música e músicos alternativos em África, de África ou com um profundo interesse em conhecer melhor o continente; representa diversão e curiosidade e desafiar fronteiras, sempre com um sentido de inclusividade e um convite à surpresa.’”

Além de uma conversa entre o curador Pedro Gomes e os cofundadores da Nyege Nyege, Arlen Dilsizian e Derek Debru, na segunda-feira vai haver música de, entre outros, Jako Maron e dos “nossos” HHY ao lado dos The Kampala Unit. Consulta abaixo a programação completa para este dia:

16-17h
Conversa: Pedro Gomes com Arlen Dilsizian e Derek Debru (cofundadores da Nyege Nyege). Moderação de Shannen SP

17-21h
Menzi com Tshipo e Amabhotela (Durban, África do Sul), estilo Future Gqom
DJ Diaki (Sanankoroba, Mali), estilo Balani Fou Show
Jay Mitta com MC Anti Vairus (Dar Es Salaam, Tanzânia), estilo Singeli
DJ Chengz (Santa Lúcia, Caraíbas), estilo Lucian Kuduro/ Dennery Segment
Jako Maron (Ilha da Reunião), estilo Electro Maloya
HHY & The Kampala Unit, Avant Percussion Ensemble (Uganda, Portugal, Congo)

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p