AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Destaque, Notícias

Guia da Kosmicare para esta passagem de ano

30 Dezembro, 2020 - 15:28

A Kosmicare preparou um artigo com algumas dicas de redução de riscos para quem tenciona consumir álcool ou outras drogas na passagem de ano.

O fim de ano aproxima-se. Depois de um 2020 desafiador, todas* esperamos pela bonança de 2021 e aproveitamos estas datas festivas para fazer uma pausa no isolamento que a pandemia nos impôs. Muitas pessoas sentirão falta de ouvir música, dançar, andar na rua e celebrar o ano novo no meio da multidão mas, este ano, os festejos serão necessariamente mais modestos e caseiros, sem luzes nem fogo de artifício e sem filas enormes para o after-party. Para já, somos obrigadas a reinventar formas de diversão, encontrando maneiras alternativas para celebrar e “viajar” no meio de uma pandemia. Algumas pessoas vão optar por organizar uma festa em casa de amigas ou numa casa alugada para o efeito. Outras, decidem festejar através de uma videochamada ou dançar ao som de um live streaming em frente ao ecrã do computador. Poderá também haver aquelas pessoas que decidem celebrar esta data sozinhas, cumprindo ao limite a recomendação de isolamento físico. Seja qual for o plano, o consumo de álcool e/ou outras drogas assume sempre um lugar cativo neste momento de festa, de libertação e de rutura com o quotidiano que, depois de quase 9 meses de confinamento, parece assumir uma importância ainda maior.

Se estás a pensar consumir álcool e/o outras drogas durante esta passagem de ano, deixamos aqui algumas sugestões para que as tuas experiências sejam o mais prazerosas e seguras possível.

Dia 30: Aposta nos preparativos

Estás a pensar consumir alguma droga? Decide previamente o que queres consumir e informa-te sobre a substância (dose, duração, efeitos, contra indicações, riscos e formas de os reduzir). No website temporário da Kosmicare podes consultar este tipo de informação sobre várias substâncias.

Com quem pretendes consumir? Escolhe a companhia e um local confortável onde te sintas em segurança. Assegura-te que tens alguém de confiança a quem possas recorrer se for necessário.

Verifica a tua checklist e assegura-te que não te esqueces de nada: água, comida, preservativos, kits sniffs (tubos individuais para cheirar drogas) e claro o álcool gel!

Dia 31: Aproveita o momento

Se estiveste muito tempo sem consumir álcool ou outras drogas lembra-te que o teu organismo poderá ter perdido tolerância, pelo que poderás ter uma experiência mais intensa com menos quantidade. Tem também em conta que o conteúdo e a potência das substâncias que circulam nos mercados informais de drogas são incertas. Começa com uma dose pequena e espera pelos efeitos antes de decidires se queres consumir mais.

É recomendável não misturar ou consumir na mesma ocasião substâncias diferentes, mas se o fizeres opta por consumir doses menores de cada uma.

Durante a noite, alterna bebidas alcoólicas com bebidas não-alcoólicas para gerires melhor o consumo, hidratares o teu corpo vai evitar ou minimizar o desconforto de uma possível ressaca.

Partilha o momento, mas não partilhes o copo. O momento atual assim o exige! Existem alguns comportamentos simples que podes adotar para evitar a propagação da COVID-19 e protegeres-te e a ti e às pessoas que estão contigo. Para além das medidas que já todas interiorizamos, evita partilhar o teu material de consumo (utiliza o teu próprio copo, kit sniff, charro e/ou boquilha). Mantém o maior distanciamento possível e opta por locais arejados ou exteriores.

Cuida de ti e de quem te rodeia. Durante ou após o consumo, se alguém desmaiar ou adormecer e não estiver responsiva chama imediatamente o 112.

Em caso de crise psicológica, acompanha a pessoa até um local mais calmo e menos estimulado (menos ruído, menos luz e confusão) e apoia-a com a tua presença calma e não invasiva. Se a crise não passar e pelo contrário se agudizar, chama o 112.

A desinibição e a euforia do momento não são desculpa para importunações e assédio sexual. Se a pessoa não estiver no teu comprimento de onda, não insistas nem pressiones. Se observares alguma interação mais insistente, comentário sexista ou discriminatório ou se achares que alguém se está a tentar aproveitar sexualmente de uma pessoa incapaz de consentir, interrompe a situação de forma assertiva. De resto, veste-te como quiseres, dança como te apetecer, e age livremente.

Dia 1: Recupera energias

Repousa e repõe as energias. Respeita o teu corpo e dá-lhe tempo para se recuperar. Pratica técnicas de mindfulness e procura manter-te conectada. É normal demorares a voltar aos níveis normais de energia. Lembra-te que um novo ano acaba de começar e com ele novas oportunidades e surpresas.

Algumas experiências com drogas podem ser mais desafiantes a nível psicológico. Se for esse o teu caso e se gostavas de conversar com alguém num ambiente seguro e livre de julgamentos de moral, a Kosmicare tem um serviço especializado de consultas de apoio psicológico e redução de riscos que te pode ajudar. Escreve-nos para consultas@kosmicare.org.

Planos para 2021? Se ainda não conheces a Kosmicare visita-nos (Rua Cesário verde, 17B, Lisboa; kosmicare.org) ou contacta-nos (contact@kosmicare.org; 911185758). Temos disponível um conjunto de serviços especializados na redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de drogas: educação para a saúde, drug checking, consulta de apoio psicológico e redução de riscos.

*Reconhecemos que o caráter binário e neutro da língua Portuguesa contribui para a invisibilização histórica, institucional e estrutural de mulheres e pessoas com identidades de género não-binárias. Sendo a transversalidade de género, os Direitos Humanos e a justiça social princípios basilares à intervenção da Kosmicare, neste artigo fazemos um uso intencional de pronomes femininos para destacar a presença, o estatuto e o papel das mulheres e das pessoas com identidades não binárias na sociedade.

Photo by Michael Discenza on Unsplash

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p