AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Jonathan Uliel Saldanha estreia-se como artista associado do Teatro Municipal do Porto

9 Dezembro, 2020 - 13:55

“Mercúrio Vermelho” foi filmado durante o confinamento em Kampala, no Uganda.

Durante as duas próximas temporadas (2020/2021 e 2021/2022), Jonathan Uliel Saldanha atua como o novo artista associado do Teatro Municipal do Porto. Em estreia absoluta, Saldanha apresenta “Mercúrio Vermelho”, “o primeiro momento que o criador propõe enquanto artista associado do TMP”, nos próximos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro.

Segundo comunicado, “‘Mercúrio Vermelho’ é uma performance/instalação que convida o espectador a percorrer uma ‘paisagem sintética’, um ‘percurso acústico e plástico que segue o delírio pela extração de metais preciosos’ e evoca ‘múltiplas histórias, mitos e teorias da conspiração.’”

“O projeto começou a ser filmado em Kampala, no Uganda, um trabalho que se intensificou quando o artista se viu impossibilitado de regressar a Portugal devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Haverá ainda uma extensão virtual de Mercúrio Vermelho, que estará disponível online através do site do TMP”, pode ler-se no comunicado.

De referir, este não é o primeiro fruto do trabalho de Jonathan Uliel Saldanha em Kampala. Com selo da Nyege Nyege Tapes, o português editou recentemente “Lithium Blast”, disco feito em colaboração com os The Kampala Unit, que contam com um alinhamento de artistas como o percussionista Omutaba ou a trompetista e ativista Florence Lugemwa.

Fundador de projetos como os HHY & The Macumbas ou o coletivo SOOPA, Saldanha sucede o coreógrafo Marco da Silva Ferreira e o encenador Jorge Andrade neste papel de artista associado do TMP. Como é explicado em comunicado, recorde-se que este é “um nome bem conhecido do público do TMP, onde apresentou, em diferentes contextos, obras como ‘O Poço’ (Festival DDD – Dias da Dança, 2018), ‘Søma’ (Teatro Rivoli, 2019) ou ‘Broken Field Atlantis – Drum Corps’ (FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, 2019)”.

Esta quinta e sexta-feira, “Mercúrio Vermelho” pode ser visto a partir das 17 e até às 21h40 e 20h40, respetivamente. Nos dias 12 e 13, sábado e domingo, o horário é entre as 10 e as 12h.

Com lotação máxima de cinco pessoas, as sessões decorrem de 40 em 40 minutos. Os bilhetes custam 7€ e, assim como outras informações, podem ser encontrados no site do TMP.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p