AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Morreu Harold Budd aos 84 anos

9 Dezembro, 2020 - 10:47

Faleceu o poeta norte-americano conhecido pelas suas composições ambient, avant-garde e minimalistas.

Conhecido pelo trabalho a solo e também pelas colaborações com nomes como Brian Eno ou Cocteau Twins, Harold Budd morreu na terça-feira, aos 84 anos. A causa da morte está ligada a “complicações de covid-19”, segundo publicação na página oficial do compositor norte-americano.

Natural de Los Angeles e importante nome do ambient que rejeitava estar associado a rótulos, Harold Budd começou a aventura na música como baterista, tendo especial interesse pelo jazz e pela cultura negra. Estudou teoria musical e tocou na banda do exército ao lado de Albert Ayler antes de continuar os estudos ligados à música na faculdade.

No currículo, Budd conta com mais de 30 lançamentos em nome próprio ou colaborativos, imprimindo sempre o seu toque ambient, avant-garde ou minimalista na música. Lançou o primeiro disco em 1970, “The Oak of the Golden Dreams”, oito anos antes do álbum “The Pavilion of Dreams”. Este último foi produzido por Brian Eno, o que acabou por promover mais colaborações entre os dois – uma das mais aclamadas foi o disco “Ambient 2 (The Plateaux Of Mirror)”, em 1980.

Mas Harold Budd, que desenvolveu a sua própria técnica no pedal de piano (“soft pedal”), trabalhou também noutros projetos, como bandas-sonoras, e colaborou com muitos outros nomes. Um desses foi Robin Guthrie, dos Cocteau Twins, com quem lançou o álbum “Another Flower” no início deste mês.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p