AUTOR

Nuno Vieira

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Life in Warp”: um disco que dá voz a espécies em vias de extinção

19 Abril, 2021 - 16:43

A lake by the mõõn deu a conhecer o seu primeiro longa-duração.

Batizado como “Life in Warp”, este é o álbum de estreia do português que assina como A Lake by The Moon (estilizado A lake by the mõõn). Criado e desenvolvido a partir da gravação de sons emitidos por animais considerados em vias de extinção, o trabalho de Duarte Eduardo gravita em torno do som experimental e é bem singular – como o são também as suas motivações.

Durante o processo criativo, que iniciou em agosto de 2019, o compositor “manteve intactos alguns dos sons originalmente gravados, enquanto outros atravessaram um processo de tratamento digital”, como se pode ler nas notas de lançamento. O produto final é uma mescla entre ambos e o resultado um lugar onde “as vozes animais são transportadas dos seus ecossistemas em colapso para um novo mundo”.

A intenção do produtor português no seu primeiro álbum é clara: estimular os ouvintes a “prestar atenção ao que o som nos tem a ensinar sobre o estado do nosso planeta”, com o objetivo de nos “encorajar a agir contra a nossa extinção e a de outros seres”. O seu trabalho, que ouvimos pela primeira vez em “World World”, é, desta forma, uma afirmação, não só criativa como também social.

“Life in Warp” foi editado de forma independente e está disponível no Bandcamp desde o dia 17 de abril. No YouTube, é possível ouvir o álbum enquanto se consome uma peça audiovisual desenhada para este trabalho.

Fotografia por Tasya Spektor

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p