AUTOR

Ana Quintas

CATEGORIA
Notícias

Lisboa volta a receber o Festival Rescaldo

17 Fevereiro, 2022 - 11:38

A 12ª edição do festival irá decorrer de 2 a 6 de março em quatro espaços da cidade.

É no dia 2 março, na capital, que assistimos ao regresso do Festival Rescaldo, evento que procura destacar a mais relevante produção nacional dentro da eletrónica, do improviso, do rock e do jazz. O mesmo decorrerá até dia 6 em quatro salas distintas da cidade: Damas, Centro Cultural de Belém, Galeria Zé dos Bois e St.George Church.

Assim, com um programa onde não deixa para trás alguns dos nomes presentes na edição anterior, o festival dá também oportunidade de projeção a outros artistas, que reconhece que num futuro próximo serão capazes de enriquecer os horizontes da criação musical contemporânea.

No que diz respeito à programação do primeiro dia, 2 de março, sabemos que se iniciará no Damas, pelas 22h, com atuação do violinista Carlos Zíngaro e que será seguido por Clothilde, que ficará responsável por encerrar o dia numa “autêntica explosão de sintetizadores modulares”.

Já no terceiro dia, os espetadores terão de se dirigir ao CCB, pelo qual passarão nomes como Vasco Alves, que se expressará através da gaita de foles e da eletrónica; O Carro de Fogo de Sei Miguel; e por fim, Toda Matéria (Joana da Conceição, Sara Graça e Maria Reis), grupo que associamos também à eletrónica e que “manifesta o som enquanto prática de partilha e iluminação e enquanto forma e corpo – que vê, que escuta, que sente e cria.”

Ainda no CCB, tal como no dia anterior, o Rescaldo será marcado pelo concerto de lançamento do primeiro disco de Má Estrela (Pedro Alves Sousa, Bruno Silva, Simão Simões, Rui Dâmaso e João Portalegre) e, seguidamente, pela performance de Máquina Magnética (na fotografia), que junta Gustavo Costa e Rodrigo Carvalho à dupla portuense @c.

Os dias 5 e 6 acontecerão na ZBD e na St. George Church, respetivamente. Desta forma, no dia 5 de março, o festival irá nos trazer um concerto dos Onda Xoque, “marcado por um diálogo lúdico fascinante entre amigos, sentados em volta de sintetizadores modulares de fabrico artesanal”, tal como é referido em comunicado; Medusa Unit; Hetta mais na vertente clássica do rock; e Rodrigo Amado & Tó Trips (DJ set).

Já no último dia, passará pelo festival Mestre André na electrónica e Carlos Godinho na percussão, um projeto denominado por Banha da Cobra, e, por fim, o percussionista de marimba Pedro Carneiro, que nos trará uma sessão de improvisação livre.

Bilhetes e outras informações podem ser encontrados no site oficial. Já a programação para o festival pode ser consultada na íntegra abaixo:

2 de março (DAMAS)
Carlos Zíngaro
Clothilde

3 de março (CCB)
Vasco Alves
O Carro de Fogo de Sei Miguel
Toda Matéria

4 de março (CCB)
Má Estrela
Máquina Magnética

5 de março (ZDB)
Onda Xoque
Medusa Unit
Hetta
Rodrigo Amado & Tó Trips (DJ set)

6 de março (St. George Church)
Banha da Cobra
Pedro Carneiro

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p