AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Reportagem

Croatian Amor passou por cá para nos ensinar a celebrar a morte

19 Maio, 2023 - 9:54

Na primeira de três datas de Croatian Amor em Portugal, o dinamarquês mostrou como há muita vida para além da morte.

A vida é para celebrar. Mas a morte também. Croatian Amor explicou isso na quarta-feira passada, no Passos Manuel, no Porto, na apresentação do novo e iminente disco. “A Part of You in Everything” é dedicado ao irmão mais novo, que faleceu à nascença, mas que acompanhou o dinamarquês desde sempre, qual sol ou lua que vão comandando a vida.

O ato de abertura ficou a cargo de Aires, um dos nomes por trás da equipa responsável por esta tour portuguesa de Loke Rahbek. Numa sala escura e atenta, o membro do Colectivo Casa Amarela prendou-nos com muito ambient sonhador, com pequenos laivos de mundos mais noise aqui e ali, num momento em que reconhecemos 4AM Instagram Filters, do disco que o madeirense lançou pela ZABRA em 2019, e em que ficámos arrebatados pelo clímax da atuação. Ponto de partida ideal para o que se seguiria.

Sabendo que o novo trabalho de Croatian Amor se trata de um álbum inspirado na morte, esperava-se o lado mais soturno, melancólico e nostálgico do patrão da Posh Isolation. O single já fazia prever que não seria bem assim, mas o abalo foi inevitável pouco após o arranque da segunda parte desta noite.

A apresentação de “A Part of You in Everything” é muito de dança, percebemos ali. Dança algo experimental, mas de dança. Sem deixar de abordar a tristeza ou o lado mais ríspido da vida, o dinamarquês imprime ritmos que tanto roçam o techno mais genérico como os breaks mais desafiantes. Pelo meio, há vozes que cantam, vozes que falam, vozes de criança, vozes de adulto. Há vida para celebrar a morte.

A sala continuava escura e atenta, mas desta feita havia também um strobe branco que impedia a visão – pelo menos a destes olhos. Não é que fosse preciso olhar. A audição era mais do que suficiente para beber daquela fonte. Como que de canção em canção, momentos de êxtase tornavam-se em momentos calmos, momentos calmos tornavam-se em momentos de êxtase. Uma tradução desta secularidade, talvez.

Atuações como esta são sempre enriquecedoras. Para nos hidratarmos com música séria, sim, mas mais do que isso. Servem para nos esquecermos da vida lá fora – ou para tentar, pelo menos – e que, nem que por breves instantes, a fatalidade não exista. E existindo, que seja para ser celebrada.

Depois da passagem pelo Passos Manuel, Croatian Amor levou este “A Part of You in Everything” até à Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, na noite de quinta-feira. A passagem pelo Funchal está marcada para este sábado, dia 20, numa City Sessions do MADEIRADiG.

Fotografia por Catarina Moreira Rodrigues

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p