AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“XIV – A Integração”: Meta_ lança álbum de estreia

19 Maio, 2023 - 12:45

A “viagem de autodescoberta” de Meta_ descrita e cantada para todos nós.

Depois da estreia em formato EP na forma de “Mónada” (2019), o primeiro longa-duração. Está aí “XIV – A Integração”, uma “viagem de autodescoberta” de Meta_ em formato de álbum, editado esta sexta-feira e que terá edição em vinil.

Em comunicado, pode ler-se como este é um “ritual que quebra barreiras entre aquilo que é real e o que é ilusão, um disco capaz de abrir mentes e expandir linguagens, um monólito erguido a partir da simbiose da folk com a eletrónica, refletido num universo onírico, eclético e único.”

A voz é o principal instrumento de Meta_, mas não era segredo que a música transmontana começaria a recorrer cada vez mais a eletrónica. Aqui, Mariana Bragada leva-nos “desde as suas raízes até à sua passagem pela América do Sul.” A viagem por esse continente resultou neste “híbrido entre folk e eletrónica” que nasce “da ancestralidade portuguesa”, mas que se expande “pela gente e o mundo que lhe toca.” Há, aliás, a participação de alguns nomes: LaBaq (Brasil), Bom Beijo (Súecia) e o percussionista Manu Idhra (Portugal).

Este “é um espaço seguro onde META_ relata as aprendizagens da sua vida, onde homenageia a Mãe Terra e a experiência humana e onde ressalva a sua a importância do valor comum e transfronteiriço que a música tem de união, ancestralidade e cura, manifestado universalmente mediante três línguas – português, espanhol e inglês.”

Apesar do trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos tempos para este álbum, Mariana Bragada não se tem ficado pelos esforços a solo. Recentemente, deu voz a dois temas de Xinobi, que foram até remisturados por nomes como Anja Schneider, e a outros de Octa Push e Minus & MRDolly.

A agenda de Meta_ está bem preenchida. Esta sexta-feira, passa pelo FAUP Fest, no Porto, e entre junho e julho tem datas em palcos como Primavera Sound (9 de junho), NOS Alive (6 de julho) e Festival Côa (15 de julho).

Com edição em vinil pela editora argentina ShikaShika, a ser lançada em breve, “XIV – A Integração” está disponível nas mais variadas plataformas digitais.

Fotografia por Ana Marta Dias

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p