AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Marie edita álbum de estreia: “Fragments”

14 Junho, 2023 - 12:12

É o primeiro longa-duração de Mariana Aguiar.

Passou aqui pela primeira vez em 2020 ao participar numa compilação da Oxide Swing Box Rec e agora fez chegar o seu primeiro álbum. Marie assina assim, de forma independente, “Fragments”, um disco composto por 10 temas que correm ao longo de 42 minutos.

Apesar de este ser um marco na carreira a solo de Marie, a verdade é que este longa-duração é um trabalho colaborativo que conta com a ajuda de nomes como Andres Jacques, Sachi Kobayashi, Maiya Hersey, Julia Thomsen ou os portugueses ZZY e Vasco Completo. Diana Pinhão ficou responsável por todo o lado visual.

Segundo podemos ler em comunicado, os convidados são nomes que, de uma forma ou outra, partilharam experiências com Marie, fossem através de trabalhos digitais com diferentes editoras ou da academia. O resultado é um disco que começa com “uma atmosfera turbulenta, seguida por uma exploração sónica mais calma e rica de foley, atravessando pelo mundo do Lo-Fi e do IDM” e terminando “nas águas brandas do mundo neoclássico e ambiente.”

Embora o álbum tenha saído oficialmente no passado dia 9, a verdade é que já tínhamos vindo a conhecer o trabalho ao longo deste ano. É o caso do tema Travelling through wonders, que chegou a ter destaque na BBC Radio 6 Music.

Mariana Sousa Aguiar é uma portuguesa com formação em música clássica. No ensino superior, estudou Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa antes de tirar Mestrado em Produção Musical na Universidade de Derby, Reino Unido. Hoje, além da aventura na música, atua como engenheira de som na rádio TSF.

Os “Fragments” de Marie podem ser encontrados em plataformas como Bandcamp e Spotify.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p