AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Morreu DJ Deeon, nome incontornável do ghetto house

18 Julho, 2023 - 11:36

O anúncio da morte foi dado através da página oficial de DJ Deeon no Facebook.

DJ Deeon morreu esta terça-feira, 18 de julho, de acordo com publicação no Facebook oficial deste incontornável nome de Chicago. Não é revelada a causa da morte, mas pode ler-se que “a família agradece o vosso apoio e anunciará os preparativos nos próximos dias.”

Também não é conhecida a idade com que DJ Deeon nos deixou, mas é certo que estamos a falar sobre um veterano que teve muita importância para a sua cidade e para o ghetto house.

A par de nomes como DJ Funk ou DJ Slugo, o responsável por temas tão reconhecidos quanto Freak Like Me e Shake What Ya Mama Gave Ya é considerado um pioneiro no género, ele que assinou também trabalhos com pseudónimos como Debo, Low Hend Theory e outros tantos. Muitos dos seus discos saíram pela seminal Dance Mania, também de Chicago.

“As pessoas devem levar [esta música] a sério?”, perguntou a conterrânea de Deeon Boyd 5Mag em 2013. “Nem por isso, é apenas música divertida. É uma espécie de fuga da realidade da vida para a música. Música para se passar com um estranho. Música de mulheres a beijar mulheres. Música para aliviar o stress”, respondeu.

Embora a causa da morte não tenha sido revelada, DJ Deeon batalhava com problemas de saúde há vários anos. Desde 2002, pode ler-se na biografia disponível no SoundCloud, Deeon Boyd foi diagnosticado com linfoma, diabetes e teve até um pé amputado.

Desde então, nem antes disso, nunca desistiu. Como têm referido as publicações internacionais, a sua energia era tal que em maio lançou até um total de quatro EPs em apenas dois dias. Desde o anúncio da morte esta manhã, têm sido muitas as vozes a reagir ao acontecimento nas redes sociais.

Direitos de imagem reservados

relacionados

1

  • Dj Reynaldo Costa

    Reply
    30 Julho, 2023 - 4:27

    Triste, eu o seguia no face e insta e vi a publicação dele a poucas horas depois de postado ainda até comentei. E hoje entrei no insta dele e não sabia que tinha falecido. Até entrei p ver se ele tinha postado mais alguma coisa. Tenho vinil vários cds com músicas dele. Tocava muito na rádio que eu tinha um programa. Fora os sets e videos que tenho tocando suas músicas. Deus conforte a todos.

Deixa um comentário







t

o

p