AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

João Gomes é Turista e lança álbum “Para Fora Cá Dentro”

27 Setembro, 2023 - 10:14

Membro dos veteranos LX-90 e com um currículo que vai desde Londres a Lisboa, João Gomes tem agora uma nova aventura chamada Turista.

Editado a 15 de setembro, “Para Fora Cá Dentro” é o primeiro álbum do experiente João Gomes como Turista. Não que esta seja a primeira vez do músico com este nome, atenção: em 2014, por exemplo, o português assinou um remix para Mikka Blank com este pseudónimo.

Com intenção de evitar “as receitas típicas da eletrónica de sucesso”, Gomes tentou fugir dos refrões num disco que, ao longo de oito temas e 40 minutos, passa muito pelos anos 90: “algum techno e algum house, um pouco de trip hop, algo de jungle, uma ressonância de drum and bass.”

“É um som integralmente feito ‘in-the-box’ [no computador] sem recurso a métodos analógicos, que recusa a construção de músicas através de fórmulas que toda a gente repete”, refere João Gomes em comunicado. “É música assumidamente digital que recusa as facilidades oferecidas pela Inteligência Artificial, ou seja: ao contrário de fórmulas previsíveis, este álbum procura transmitir uma sensação de certo desconforto, de que alguma coisa inesperada está prestes a acontecer”.

“Esta sensação, apesar de ser desagradável, pode ter um efeito libertador e catártico”, continua o músico. E esse efeito “é criado, neste álbum, a partir de referências internacionais que se cruzam com alusões muito particulares à produção musical portuguesa, memórias muitas vezes esquecidas ou, pelo menos, adormecidas na maioria dos públicos.”

O foco não é a dança, embora existam aqui muitos elementos dançáveis. As letras são sempre em português, é “para quem gosta de eletrónica experimental, para quem vai a discotecas e bares para ouvir música” e para quem “gosta dos catálogos de editoras como a Warp, Ninja Tune e R&S”.

Turista não está sozinho no disco e conta com a companhia de Miguel Menezes (contrabaixo, baixo, guitarras) e da voz de Patrícia Guimarães, que foi vocalista dos Alibi, uma das bandas que se encontram no currículo de Gomes.

A música está há muitos anos na vida deste professor da ETIC. Comprou o primeiro sintetizador aos 14, tocou piano no Hot Club no final dos anos 80, fez (e volta a fazer) parte dos LX-90, participou em discos de Ovelha Negra, Delfins, Mazgani ou JP Simões, viveu de perto a cidade Londres, onde inclusivamente se formou em Engenharia de Som.

Agora, faz chegar um álbum “para quem gosta de ouvir música quando está em trânsito, em movimento. Música para viagens, exteriores e interiores.” “Para Fora Cá Dentro” está disponível nas mais variadas plataformas de streaming, incluindo Bandcamp, onde podes também adquirir o trabalho:

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p