AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Stanislav Tolkachev toca na ZDB esta quinta-feira

7 Dezembro, 2023 - 15:22

O ucraniano está de volta depois de passar pelo Gare em 2019.

Já não passa por cá há quatro anos, mas o regresso cumpre-se esta quinta-feira, dia 7. Com a companhia de Soft, como quem diz Teresa Vieira, Stanislav Tolkachev é convidado de honra para esta véspera de feriado na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

Muito conhecido pelo uso de sintetizadores modulares ou analógicos, Stanislav Tolkachev é um dos nomes mais importantes e inspiradores a surgir na cena techno da Ucrânia. É techno, sim, mas a sua exploração tem cunho próprio e tanto nos remete para um lado complexo como para outro de certo modo mais sentimental – ouça-se, por exemplo, os conhecidos temas When You Are Not At Home ou Sometimes Everything Is Wrong.

Este ano, a título de exemplo, lançou “How Much Do You Know?” pela Mord, label que recebeu também Tolkachev noutras ocasiões. Modularz ou Token são outras editoras-chave do universo techno pelas quais o ucraniano já passou e evidenciou muitas vezes a sonoridade referida, como no caso de “Simple As A Miracle”, lançado pela Semantica em 2013.

Curiosamente, note-se, Tolkachev já tinha lançado em vinil anos antes, mas uma das suas primeiras aparições nesse formato foi em 2013, quando remisturou Near para um disco lançado pela extinta editora portuense Reaktivate.

Há mais para ouvir este mês na ZDB, como é caso de Buttechno já este sábado. Entre outros, vai haver também Night Magic nos dias 13 e 14, assinada por nomes como Leila Bordreuil, Gabriel Ferrandini, Margarida Garcia e Inês Tartaruga Água.

As entradas custam 12€ e podem ser compradas via Bol.pt. As portas abrem às 21h30, meia hora antes do arranque desta noite.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p