AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Artigo

Lançamentos favoritos de janeiro

7 Fevereiro, 2024 - 14:46

A música de que mais gostamos no primeiro mês do ano. Destaque para 10 nacionais, mas deixamos ainda a nota para outros 10 a não perder.

Agressive Girls – Agressive Girls [Cosmic Burger]

Estreia da dupla punk de Dakoi. e Diana XL, aqui juntas num grito de revolta queer sincero e único, marcado por metal, música de clube desconstruída, inspirações dubstep ou trap e letras em português. Brutal.

BLEID – Endless Love [surf]

O lado ambient de BLEID repleto de guitarras, gravações e coração. Amor sem fim. Clímax pelo meio. Uma terna e envolvente viagem a não perder.

Carolina Miragaia – exobiological [æ]

Meticuloso, dinâmico, cheio de programação rítmica desafiante ou de ambiências confortáveis, “exobiological” pode entrar em prateleiras IDM, mas de pouco adiantam palavras ou categorizações quando falamos de lançamentos tão ricos quanto este. O melhor é mesmo ouvir.

Ferro – Everything I’ve Never Said

Prazeroso álbum de estreia de Ferro, nome aveirense que também assina como CARMEN e que, aqui, nos leva a um mundo munido de guitarras ou arpejos de synths inteiramente produzido por si. Ideal para quem gosta de eletrónica melódica, mas não só.

Filipe Baptista – Remnant [ZABRA]

Trabalho introspetivo envolvido em detalhe, seja pelas gravações que nos levam à natureza ou pelos sons que nos remetem para a tecnologia. Relação homem-máquina em evidência neste álbum de estreia de Filipe Baptista. Para ouvir de olhos fechados.

FloorForce – Will Make You Dance [Whoopee Rec]

Hugo Vinagre (Miguel Torga, Early Jacker e por aí fora) a provar por que razão é um dos nossos produtores favoritos. House certeiro e sem rodeios a piscar o olho às fundações clássicas do género e às pistas deste país (e mundo).

Inês Condeço – Lacuna

Álbum de estreia riquíssimo de Inês Condeço, que passou o último ano a “desenvolver a sua própria linguagem”. Piano, voz, sintetizadores e uma subtileza particular que nos aconchega do primeiro ao último tema.

Temudo – Shapeless [HAYES]

Difícil não encontrar pelo menos um tema de que se goste, aqui. LP bomba para qualquer fã de techno – e para qualquer pista, da mais à menos exigente. Sete faixas com a assinatura e complexidade própria de Temudo. Um dos grandes.

Tiago Sousa – Organic Music Tapes, Vol. 3 [Sucata Tapes]

No terceiro volume de “Organic Music Tapes”, a comunhão agora é feita entre órgão de tubos, órgão elétrico e piano. Um disco repleto da magia de Tiago Sousa que nos abraça desde o primeiro segundo. Tão aconchegante quanto possível.

Vile Karimi – Safe From Harm

Assombroso, denso e coeso álbum de Vile Karimi, nome imprescindível da nova cena ambient e experimental portuguesa. Disco emocionante e reconfortante para fãs de drones, hauntology ou até shoegaze – e não só.

Outros 10 a não perder:
aheloy! – Deep in the Big Blue Dream [Discos Extendes]
Backbone – Evasive Reflections [Contempo]
Crizin da Z.O. – Acelero [QTV Selo]
Lina – Fado Camões [Galileo Music Communication]
Nørbak – Ferramenta [PoleGroup]
Prayer – Now I Know Paradise [YUKU]
Vários Artistas – Balthazar vs. Coletivo Lenha
Vários Artistas – Federation Of Rytm III [Mutual Rytm]
Vários Artistas – Not Your Fault [UNHA]
Vários Artistas – Unity [Rádio Quântica]

Imagem por Catarina Ribeiro

relacionados

1

  • Carolina Miragaia: “O exobiological é uma arquitetura sonora” – Playback

    Reply
    16 Fevereiro, 2024 - 11:30

    […] palavras ou categorizações quando falamos de lançamentos tão ricos quanto este”, como se pode ler n’A […]

Deixa um comentário







t

o

p