Para fechar os olhos ou dançar, a nossa seleção de abril traz 10 discos, seis dos quais nacionais. E ainda sugerimos outros cinco.
Mês difícil, este, mas não podemos deixar de destacar alguns dos discos de que mais gostamos em abril. Por isso, desta vez, abrimos a exceção e não vamos dedicar textos a cada um dos lançamentos.
Tudo começa com BLEID e “Aerosol”, EP direcionado para pista que inaugurou o catálogo da nova editora ETERNA, de Maria Amor, com as cerejas no topo do bolo que são os remixes de Bored Lord e Nídia. Por aqui, há mais além de dança, como é caso dos altamente meditativos e reconfortantes “Perceive Its Beauty, Acknowledge Its Grace” e “It Means A Lot”, de Shabaka e Ulla & Ultrafog, respetivamente.
Dentro da produção nacional, temos dois trabalhos techno: os exercícios tão contundentes quanto psíquicos de “Watcher”, de M3STR, e o mundo vertiginoso de “Sopro”, de Nørbak na sua estreia a solo pela Token Records. Um dos nomes mais imprescindíveis da nova música portuguesa – ainda recentemente esteve ao lado de Maria Reis em “Suspiro” – Tomé Silva surge aqui com “Quando Voltar Ao Chão”.
No seu primeiro álbum, EVAYA abre as portas do seu mundo para nos levar “Abaixo Das Raízes Deste Jardim”, trabalho de “cariz ecológico” em que somos guiados pelas letras e a voz, sim, mas também por uma coesão de géneros e experimentação. Já Marianne assina em “INVERTIDO” um viciante EP de art pop eletrónica que tem também a voz e a escrita como um dos elementos principais.
Antes de rematarmos a seleção com outros cinco discos a não perder, destacamos ainda Sega Bodega, com o incrível “Dennis”, e o EP de estreia da dupla de “power metal techno” UF, de OAKE e Samuel Kerridge.
BLEID – Aerosol [ETERNA]
EVAYA – Abaixo Das Raízes Deste Jardim [Saliva Diva]
M3STR – Watcher [Analytical Convenience]
Marianne – INVERTIDO
Nørbak – Sopro EP [Token]
Sega Bodega – Dennis [Supernature]
Shabaka – Perceive Its Beauty, Acknowledge Its Grace [Verve]
Tomé Silva – Quando Voltar Ao Chão [Fera Felina]
UF – Unknown [Kick to Kill]
Ulla, Ultrafog – It Means A Lot [Motion Ward]
Outros 5 a não perder:
Leonce – System of Objects
Nia Archives – Silence Is Loud
Oisel – Collage [HAYES]
Petingas – Arroz Malandro [Percebes]
Samuel Martins Coelho – I ERROR
Imagem por Catarina Ribeiro
Deixa um comentário