AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

MADEIRADiG anuncia cartaz para este ano

26 Outubro, 2020 - 18:36

O festival madeirense regressa no final deste ano e conta com nomes como Abul Mogard, Giant Swan e Kaffe Matthews.

É de 3 a 8 de dezembro que acontece a 17ª edição do MADEIRADiG – Festival Internacional de Música e Artes Digitais. Com epicentro no Centro das Artes – Casa das Mudas da Calheta, vai haver Alfredo Costa Monteiro, João de Nóbrega Pupo e oito nomes internacionais a tornar a ilha madeirense num “pólo de excelência internacional da criação vanguardista”.

Com datas já confirmadas, Kaffe Matthews (na fotografia) e Ben Bertrand passam pelo festival na sexta-feira, dia 4. A primeira é uma compositora e artista sonora britânica que explora maquinaria para as suas performances ou lançamentos a solo, tendo até sido premiada com um BAFTA pelo trabalho desenvolvido com o grupo Weightless Animals. Já o segundo é um músico belga que, com o seu clarinete aliado a máquinas, cria viagens hipnóticas e envolventes nas suas atuações.

No sábado, além do irreverente duo Giant Swan, que teve de cancelar espetáculos em Portugal no seguimento da pandemia de covid-19, vai haver Galya Bisengalieva, violinista que lidera a London Contemporary Orchestra. A 6 de dezembro, domingo, Alfredo Costa Monteiro abre caminho para a nórdica Marja Ahti, que funde field recordings a sintetizadores e outros recursos para compor a sua música.

Depois, a 7 de dezembro, segunda-feira, é a vez de Abul Mogard subir a palco, ele que também passa por Braga nesse mês. O sérvio trabalhou toda a vida numa fábrica, o que o inspirou a compor os sons que ouvira ao longo da vida profissional – e daí vem o lado ambiente, experimental e drone que imprime nos seus lançamentos. Também agendado para esse dia, o outro nome confirmado é Lucy Railton, violoncelista britânica que faz música concreta e contemporânea; para dia 8, Jozef van Wissem e João de Nóbrega Pupo.

Com lugar para um número limitado de 120 espetadores, o MADEIRADiG já tem bilhetes à venda, como podes encontrar aqui.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p