CATEGORIA
Notícias

“Sound Capsules” junta alunos da ETIC e editora Discrepant ao MAAT

10 Setembro, 2020 - 15:50

O conjunto de exposições, criado no âmbito do “MAAT Mode 2020″, aproveita uma intervenção arquitetónica para fazer a apresentação destas “Sound Capsules”.

São quatro exposições cruzadas no mesmo espaço. Do lado da ETIC surgem os “Sons da Coleção do Património Energético Fundação EDP”, um conjunto de quatro partes, começando com “A Mulher na Publicidade aos Eletrodomésticos (1930 – 1950)”, seguida por “Rodas e Carris com Eletricidade”, “A Luz e a Sombra” e, finalmente, “Máquinas Elétricas: Ferro, Aço, Cobre”. Nesta iniciativa, os alunos do curso de “Sound Design for New Media Production” da ETIC, em Lisboa, foram convidados a trabalhar conceitos relacionados com os sete momentos temáticos criados pela equipa do museu.

Também em quatro se dividem as playlists da Discrepant, curadas por Gonçalo F. Cardoso. A introdução, “Tradições Atípicas”, e as quatro partes que a ela se seguem, “Visões no Fim do Mundo”, “Futuros Perdidos”, “Maravilhas do Quarto Mundo” e “Sentes falta do Presente?” exploram os temas das Realidades Alternativas e das Tradições Atípicas.

Para além destas playlists, vai haver live acts de artistas como os Niagara, que acontecem nos palcos da Beeline: desde Carlos Casas com Filipe Felizardo, uma dupla que cruzou cinema documental com música, a Porest, escape musical e performativo de Mark Gergis que mistura arte sonora cheia de radiofonia, caos e propaganda, passando pelos Campos Espectrais de Folclore Impressionista, as experiências sonoras de Ondness e as colagens audiovisuais de Vicki Bennett em People Like Us, vai haver muito para se ouvir no lisboeta MAAT.

Nas “Maravilhas de Quarto Mundo”, depois da odisseia futurista amiga do ambiente “Avatar Blue”, de Spencer Clark enquanto Star Searchers, temos uma parceria entre Gonçalo F. Cardoso e a dupla de Tenerife Tupperware, composta por Daniel Garcia e Mladen Kujarica. Lagoss apresenta-nos “Imaginary Island Music Vol. 1: Canary Islands”, uma colagem esquizofrénica de fauna, flora e predação implacável e emancipadora da mãe natureza que definem a paisagem sonora de um arquipélago imaginário.

As “Sound Capsules” começaram em junho e estendem-se até janeiro do próximo ano, como podes ver aqui, mas tanto os concertos como as playlists têm datas definidas. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui, com desconto de 50% para estudantes e séniores e entrada gratuita para menores de idade, público com necessidades especiais, professores, jornalistas e desempregados, entre outros.

Direitos de imagem reservados (fotografia retirada da página de Facebook do MAAT)

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p