AUTOR

Ana Quintas

CATEGORIA
Notícias

Space Festival arranca este fim-de-semana e leva música experimental e improvisada até Caminha

23 Novembro, 2021 - 15:14

O festival irá decorrer de 26 a 28 de novembro no Teatro Valadares e no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

É esta sexta-feira, em Caminha, que se dá o arranque do Space Festival, evento que pretende explorar música experimental e improvisada, dinamizando projetos artísticos consolidados e emergentes fora dos grandes centros urbanos. O mesmo decorrerá até dia 28 em duas salas distintas: Valadares – Teatro Municipal de Caminha e Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Se de 1999 a 2005 o festival organizado pela Associação Cultural Rock’n’Cave ia decorrendo em grandes centros como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, esta nova edição de 2021 renasce com um novo propósito, propósito esse que se cinge à contribuição para a “divulgação desta área da música rica em inovação e criatividade em territórios de baixa densidade”, tal como é o caso da cidade de Caminha.

De forma a regressar à origem do festival, a organização conta com o apoio de Space Ensemble, uma formação musical que trabalha com diversos músicos e que, tal como é referido em comunicado, “apresentará 4 espetáculos multidisciplinares distintos”.

No que diz respeito à programação, no dia 26, que decorrerá no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, o Space Ensemble entra em cena com o filme-concerto “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”, composto por várias curtas-metragens de animação e destinado mais especificamente a famílias.

Ainda no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, no dia 27 de novembro, tal como no primeiro dia de festival, o Space Festival apresentará o espetáculo Cine-Música, uma apresentação do resultado da Oficina de Música para Filmes, trabalhada em várias localidades e desenvolvida pelo Space Ensemble em diversas escolas de música. Assim, em Caminha, a oficina decorrerá não só com a participação da Academia de Música Fernandes Fão, de Vila Praia de Âncora, como contará também com a presença de alunos do Ensemble de Clarinetes de Goián (Tomiño, Espanha) e da Escola do Rock de Paredes de Coura.

Quanto a música, no mesmo dia, e agora no Teatro Valadares, haverá atuação do multi-instrumentista Jorge Queijo, sendo que o mesmo será seguido do filme-concerto “As Aventuras do Príncipe Achmed”, que integrou recentemente a programação do Film-Fest em Setúbal e do Festival Jazz ao Centro em Coimbra.

Por fim, também no Teatro Valadares, o Space Festival encerrará no dia 28 de novembro com o solo do artista multidisciplinar Samuel Martins Coelho, seguido do “espetáculo multidisciplinar Pequeno Mundo, que cruza diversas áreas artísticas, como vídeo, representação, dança e a música, com estímulos científicos em parceria com uma investigadora da área da Biologia”.

Os bilhetes para cada espetáculo têm preço único de 5 euros (os dias 27 e 28 contam como um só espetáculo). Podes encontrar os horários abaixo e outras informações em spacefestival.pt.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p