AUTOR

Nuno Vieira

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Bandua inspiram-se na tradição da Beira Baixa e em downtempo para lançar álbum de estreia

11 Fevereiro, 2022 - 10:08

Está aí o primeiro disco do novo projeto de Bernardo D’Addario (Tempura) e Edgar Valente.

A dupla Bandua abriu as portas do seu primeiro álbum esta sexta-feira. Intitulado com o mesmo nome do grupo, o trabalho é uma redescoberta das sonoridades tradicionais do interior, nomeadamente da Beira Baixa, levada a cabo por Bernardo D’Addario (Tempura) e Edgar Valente.

Tempura, que no ano passado lançou um dos nossos EPs favoritos, e Edgar Valente recorrem a eletrónica downtempo para dar vida a esta história repleta de letras em português. Valente, aliás, é o responsável por vocalizar essa poesia (para além de tocar teclas e adufe), enquanto D’Addario esteve a cargo da produção, composição e do baixo.

Apelidada pelo segmento Ípsilon, do jornal Público, como “uma obra surpreendente” que interroga “noções de território, espiritualidade e comunidade”, este longa-duração, composto por nove temas, é uma viagem pelo tempo. Estão lá as raízes da música folk e da influência pagã característica da região, como recordam as notas de lançamento, enquanto se ouve um recorte eletrónico e vários elementos downtempo, que sinalizam, por sua vez, uma abordagem contemporânea e futurista.

Desta forma, “Bandua” é uma reinterpretação do passado, feita à luz do presente, um trabalho que, tal como era intenção dos seus membros, “cria algo novo, ainda que não abandone as suas origens”. Para isso, o duo conta conta também com a ajuda de nomes como João Jardim e Acácio Barbosa para tocarem instrumentos como didgeridoo e guitarra portuguesa, respetivamente.

O longa-duração está ao nosso alcance no Bandcamp. O carimbo é da Frente Bolivarista.

O concerto de estreia será dia 1 de abril na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

Fotografia por Sara Mercier e João Alkmim

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p