AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Pós-Esmeralda”: Conferência Inferno lançam novo álbum

13 Outubro, 2023 - 10:14

É o segundo álbum do trio portuense.

Está aí o novo disco dos Conferência Inferno, o “trio badwave” baseado na cidade do Porto que em 2021 assinou o aclamado “Ata Saturna”. “Pós-Esmeralda” é o segundo álbum da banda e volta a contar com selo da Lovers & Lollypops e edição em vinil e digital.

Descrito pela editora como “resultado invocado de um ritual macabro deste pandemónio de new age ocidental, cheio de ironia, pesar, êxtase e esgares”, o disco mostra os caminhos pós-punk e eletrónicos deste projeto de Francisco Lima, José Silva e Raul Mendiratta.

À Agência Lusa, citada pela imprensa nacional, Silva descreve o álbum “como um reflexo do que fomos vivendo enquanto escrevemos, a altura dos confinamentos [devido à pandemia de covid-19]. Foi numa altura em que também os três passámos por coisas pessoais mais delicadas. Foi uma coisa de catarse, terapêutica, quase. É um pouco um disco que tenta refletir isso tudo, quer a nível lírico quer na parte estética.”

Muito inspirados na vida da cidade do Porto – apesar de nenhum membro ser natural da Invicta, como nos revelavam em entrevista na altura de “Ata Saturna” – os Conferência Inferno nasceram em 2019, quando a então dupla lançou o EP de estreia “Bazar Esotérico”. Mas a aventura não fica por aí.

Francisco Lima, José Silva e Raul Mendiratta estão também por trás de Ilusão Gótica, um projeto “mais experimental e instrumental, à base da improvisação”, com o qual têm “tocado cada vez”, como contaram à Lusa. Já no final do ano passado, por exemplo, convidaram nomes como GABBEROLAS, Mind Safari ou VSO para os remixes de “Ata Saturna”.

Por esta ordem, os Conferência Inferno apresentam o novo disco em Leiria (no Texas Club, a 27 de outubro), Lisboa (Musicbox, 4 de novembro), Porto (Ferro, nos dias 16 e 17) e Aveiro (GrETUA, a 24).

Com capa assinada por Pedro Abrantes, “Pós-Esmeralda” está então disponível nas variadas plataformas de streaming, além da versão em vinil.

Fotografia por Sandra Garcez

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p