AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Abaixo Das Raízes Deste Jardim”: EVAYA edita primeiro álbum

5 Abril, 2024 - 11:51

Quatro anos depois de se estrear com “INTENÇÃO”, EVAYA mostra-nos o que está “Abaixo Das Raízes Deste Jardim”.

Editado esta sexta-feira pela Saliva Diva, “Abaixo Das Raízes Deste Jardim” é o álbum de estreia de EVAYA. A artista natural do Poceirão escreveu todas as letras, como habitual, e compôs tudo ao lado de Polivalente.

Este “é um álbum sensorial, um convite da artista para um limbo etéreo com letras e mensagens de cariz ecológico, que nos vão fazendo refletir sobre o nosso próprio lugar no mundo e a influencia que temos sobre ele”, lê-se em comunicado. “Uma deambulação por sonoridades e géneros musicais, uma constante descoberta, recorrendo a ferramentas da electrónica dançante e experimental.”

EVAYA formou-se em Produção e Criação Musical pela ETIC pouco antes de lançar o EP de estreia, “INTENÇÃO”. Esse trabalho foi considerado por nós um dos melhores curta-duração nacionais de 2020 e pretexto para uma entrevista em que ficamos a saber mais sobre a “busca de uma intenção” deste nome. Seguiram-se outras investidas, como a participação na coletânea FNAC Novos Talentos 2021, com doce linguagem, ou na Mostra Nacional de Jovens Criadores, da revista Gerador, com atenção. Desde então, tocou em locais como o festival Tallinn Music Week, na Estónia.

Nos próximos tempos, a artista apresenta “Abaixo das Raízes deste Jardim” no B.Leza, em Lisboa, a 18 de abril, na Sala 6, no Barreiro, a 18 de maio, no Texas, em Leiria, a 24 de maio, e na Escola Normal, no Funchal, a 20 de julho. “O formato live de EVAYA”, ao lado de Polivante e NICØ, “propõe uma imersão etérea dos conceitos propostos, através de instrumentais ruidosos, maquinaria pesada e uma entrega mais performativa da relação voz-música, que evidencia as fragilidades e potências da partilha da mensagem com o público”, refere a biografia oficial.

A Saliva Diva está ainda responsável por uma edição física, em CD, a ser lançada brevemente. Até lá, o primeiro álbum de EVAYA, com mistura (Zé Nando Pimenta) e masterização (Miguel Pinheiro Marques) feitas nos Estúdios Arda Records, está disponível no Bandcamp e restantes plataformas de streaming.

Fotografia por Carolina Marta

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p